• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Telhado do prédio da Biblioteca Municipal será reformado

A biblioteca e o arquivo histórico estão fechados desde 14 de janeiro

Biblioteca Municipal bc
Divulgação

Fechado devido aos estragos da chuva, o prédio onde funcionam a Biblioteca Municipal Machado de Assis e o Arquivo Histórico de Balneário Camboriú terá o telhado reformado. Na semana passada, a Administração Municipal abriu licitação para contratar empresa especializada para a execução da reforma da cobertura do prédio.

O prazo para cadastramento das empresas interessadas é até as 17h de 3 de abril, e para a entrega e abertura dos envelopes é até as 9h30 de 4 de abril. Após a definição da empresa vencedora do processo licitatório, o prazo para a execução dos serviços é de 30 dias, a contar da data da ordem de início.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A biblioteca e o arquivo histórico estão fechados desde 14 de janeiro. Conforme a diretora de Artes da Fundação Cultural, Lilian Martins, assim que ficar pronto o telhado, o primeiro dos três pisos será reaberto ao público, mas apenas para empréstimos e entrega de livros. Enquanto isso não ocorrer, livros podem ser devolvidos na sede da Fundação Cultural (Rua 300, nº 50), de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, sem cobrança de multa.

Para que o prédio possa ser reaberto com todos os serviços em funcionamento, outras duas licitações serão lançadas: uma para a elaboração dos projetos da parte elétrica, pisos, gesso e caixa d’água e outra para a execução desses projetos. Não há previsão para o pleno funcionamento do prédio, construído em 1992, mas que abriga a biblioteca desde 2007.


Intenção é requalificar o local a longo prazo

Além dessas intervenções emergenciais, a Fundação Cultural planeja requalificar o local a longo prazo, com o desenvolvimento de um prédio inteligente e de programas para melhoria dos serviços e capacitação dos servidores.

Entre as melhorias, estão previstas a ampliação do acesso à internet para a comunidade, atualização do acervo da biblioteca, aquisição de equipamentos para a digitalização de coleções e manutenção dos sistemas de segurança de acervos. Para reduzir os custos com energia elétrica, a Fundação Cultural pretende providenciar a instalação de placas fotovoltaicas, que convertem a energia da luz do sol em energia elétrica.

A intenção da Fundação Cultural é também movimentar cada vez mais as dependências do espaço com cursos, palestras e eventos culturais, como o Sarau Literário, que ocorria mensalmente antes de o prédio ser fechado.

Click CamboriúNotíciasTelhado do prédio da Biblioteca Municipal será reformado
PUBLICIDADE

Últimas notícias