Click Camboriú Notícias Rosan da Rocha tomou posse da Secretaria da Pessoa Idosa

Rosan da Rocha tomou posse da Secretaria da Pessoa Idosa

Rosan assume a secretaria com a intenção de inserir os idosos no mercado de trabalho e no banco escolar

Divulgação
rosan
Divulgação

Tomou posse na tarde desta sexta-feira, 8.mar.2019, o novo secretário da Pessoa Idosa (SPI), o ex-promotor de Justiça, Rosan da Rocha. Participaram da solenidade o prefeito, Fabrício Oliveira, o vice-prefeito Carlos Humberto Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, Omar Tomalih e demais vereadores, secretários, idosos e autoridades. Em sua fala, o prefeito Fabrício Oliveira deu as boas-vindas ao novo secretário e agradeceu o emprenho e todo trabalho desenvolvido por Christina Barrichelo, enquanto esteve à frente da pasta. “Colocamos como uma das nossas prioridades o cuidado com os idosos e estamos acertando. Avançamos em muitos aspectos, nosso trabalho já é reconhecido por todo lugar que passamos, porém vamos avançar cada vez mais. A vinda do dr. Rosan, que é um grande ativista da causa do idoso, mostra que estamos no caminho certo e, com certeza, trará mais conquistas”, falou.

Rosan da Rocha ajudou na implantação da SPI, que hoje é uma das principais secretarias do Município e ganhou destaque nacional e internacional. Os trabalhos desenvolvidos desde 2017 pela Secretaria foram fundamentais para que, em breve, Balneário Camboriú se torne “Cidade Amiga do Idoso”. “A Secretaria da Pessoa Idosa foi uma conquista para a cidade, que eu ajudei a implantar e agora é um prazer enorme ver que cresceu e hoje está aí, demonstrando ser uma das principais secretarias de Balneário Camboriú. Então isso é muito gratificante e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade enorme assumi-la assim, tão em evidência para dar continuidade aos trabalhos já existentes e trazer projetos novos”, falou Rosan da Rocha.

De acordo com ele, Balneário Camboriú ainda tem alguns pontos que precisam melhorar com relação ao atendimento aos idosos, porém de forma geral, hoje a cidade está muito melhor em qualidade de vida do que era há alguns anos “Nós não podemos deixar que essa referência se perca, nós temos que permanecer a oferecer atividades, projetos e programas pra que alcance cada vez mais a totalidade do que diz o Estatuto do Idoso”, completou. Dentre as ações previstas estão fazer com que as empresas acolham os idosos para o mercado de trabalho, criar uma Câmara Sênior na Câmara de Vereadores e ajudar que eles possam voltar ao banco escolar. Rosan ainda afirmou que irá atuar em parceria com as diversas secretarias, porque o tema idoso permeia todas elas.

Durante a solenidade, a ex-secretária da Pessoa Idosa e atual secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barrichelo foi homenageada pelos idosos e servidores. “Deixo a secretaria com um sentimento de gratidão imenso. Recebemos essa missão do prefeito Fabrício Oliveira e não medimos esforços para elevar a qualidade de vida dos idosos e dos serviços prestados pelo Município. Foi um trabalho feito por muita gente, coordenadores, diretores, idosos e mais de 260 voluntários. Quero deixar a todos o meu agradecimento”, falou.

Dentre os títulos conquistados por Balneário Camboriú desde 2017, estão o Prêmio Direitos Humanos 2018 do Ministério dos Direitos Humanos, Selo Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, onde o município foi o único do País a receber duas estrelas e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por ter uma das “Melhores Experiências com Idosos do Brasil”. Em 2017 a Secretaria da Pessoa Idosa fundou o Programa ABRAÇO – Programa de Proteção à Pessoa Idosa, onde até o momento realizou mais de 3200 atendimentos entre consultas psicológicas, jurídicas e proteção contra diversos tipos de violência.

Sair da versão mobile