Click Camboriú Notícias Prefeitura de Itajaí cobra taxa indevida de Microempreendedores Individuais

Prefeitura de Itajaí cobra taxa indevida de Microempreendedores Individuais

Alteração realizada em 2014 na Lei Complementar Nacional LC 123/2006 prevê custo zero de taxas a todos os MEIs; Prefeitura de Itajaí não tem seguido a regra

Divulgação
prefeitura itajai
Arquivo

Com o objetivo de combater a informalidade e fomentar novos negócios, o vereador Robison Coelho (PSDB) protocolou um projeto de lei que isenta os Microempreendedores Individuais (MEIs) de todas as taxas em Itajaí. A proposta já teve o parecer favorável da procuradoria da Câmara de Vereadores e passa pela avaliação da Comissão de Justiça e Redação Final para posteriormente ser apreciada em plenário.

O texto prevê a isenção total de todos os custos, inclusive prévios, relativos à abertura, à inscrição, ao registro, ao funcionamento, ao alvará, à licença, ao cadastro, às alterações e procedimentos de baixa e encerramento e aos demais itens relativos ao Microempreendedor Individual – MEI. “Em Itajaí, para se manter como MEI, o trabalhador precisa desembolsar só de alvará R$ 280,00 por ano, sendo isento apenas em seu primeiro ano de funcionamento. Essa cobrança impacta e desestimula pessoas que mantém pequenos negócios na nossa cidade”, explica o parlamentar.

Uma alteração realizada em 2014 na Lei Complementar Nacional LC 123/2006 já previu o custo zero de taxas a todos os MEI’s. Porém, a regra não tem sido seguida em vários municípios, como Itajaí atualmente. Decisões judiciais recentes têm confirmado a constitucionalidade da norma federal. Com a adaptação da legislação local proposta pelo vereador, a regra passará a ser cumprida em Itajaí, facilitando a vida dos microempreendedores.

“Não adianta querer combater a informalidade sem fornecer alternativas. As decisões judiciais nos permitem dar esse passo, então não tem porque não fazer”, afirma Coelho.

Se aprovada, a lei entrará em vigor no exercício fiscal do ano de 2020.

Sair da versão mobile