Nesta quinta-feira, 21.fev.2019, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) fará vídeo inspeção pela rede de água de algumas ruas dos bairros da Barra, São Judas, Iate Clube, Vila Real e Parque Bandeirantes. Para isso, será necessário fechar os registros das 7h às 12h, ocasionando a interrupção do abastecimento de água nesses locais, durante o período.

Serão inspecionadas a rede de água das ruas: Antônio Raposo Tavares, Hermógenes de Assis Feijó, final da Agrolândia e imediações.

De acordo com a analista química, Joana Godinho, a vídeo inspeção irá analisar se o uso do ortopolifosfato, produto que começou a ser usado pela Emasa em agosto de 2018, está surtindo efeito na limpeza das paredes da tubulação. “Esse produto tem o objetivo de evitar a oxidação do ferro e do manganês e assim, reduzir o desenvolvimento de cor na água servida aos munícipes, além de ter efeito na limpeza das redes. Por isso, é necessário que, de tempos em tempos, seja avaliado se essa aplicação está atingindo esse segundo objetivo”, completou.

Logo no início da aplicação, há seis meses, foi feita uma vistoria nas redes de água, através de vídeo inspeção. O procedimento é simples. A tubulação, que deve estar vazia, é aberta e inserido um cabo com uma câmera na ponta. As imagens são salvas e analisadas no escritório da Emasa.