• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú está prestes a ser reconhecida como ‘Cidade Amiga do Idoso’

Balneário Camboriú será a quinta cidade do Brasil a receber o Certificado de Amigo do Idoso

Balneário Camboriú Idosos
Ivan Rupp/Divulgação

Em dois meses Balneário Camboriú deverá ser certificada com o selo internacional “Cidade Amiga do Idoso”. Após uma bateria de perguntas, avaliações e ponderações feitas pela coordenadora da Unidade de Família, Gênero e Curso de Vida da Representação no Brasil, da Organização Panamericana de Saúde e Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Haydée Padilla, o município foi considerado apto a receber esse reconhecimento. Desde quinta-feira, 7.fev.2019, uma comitiva do Opas/OMS está na cidade, com a missão de analisar ações e programas voltados aos idosos e a sua efetividade na cidade. No final da tarde desta sexta-feira, 8.fev.2019, os relatórios com o parecer positivo foram enviados para Genebra, onde está sediada a OMS.

Foram dois dias intensos, percorrendo as oficinas promovidas pela Secretaria da Pessoa Idosa, fazendo contato com esse público e avaliando uma pesquisa feita pelo Instituto Federal Catarinense, que entrevistou cerca de 200 idosos e identificou que a maioria utiliza, participa ou já teve contato com as políticas públicas desenvolvidas pela administração pública municipal. A avaliação do trabalho desenvolvido pela SPI envolveu todos os órgãos do governo, onde foi apresentada a explanação de cada ação, por área. Os trabalhos estão sendo conduzidos pela secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello. “O Governo Municipal assumiu o compromisso de dar a máxima atenção para os idosos do nosso município. Construímos um plano de ação, que com a ajuda de toda equipe e dos voluntários conseguimos empoderar os 60+ e criar uma nova linha de relacionamento com esse público, que envolve confiança, resultados e qualidade de vida” disse Christina.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com Haydée Padilla, o município é um dos poucos do Brasil que dá atenção para o envelhecimento saudável. “O poder público está de parabéns me alegra muito o que vejo aqui. Iremos fazer a inscrição de Balneário Camboriú nesta tarde e acreditamos que em até dois meses traremos nossa autoridade máxima da OMS para fazer o reconhecimento do município como Cidade Amiga do Idoso”, afirmou Haydée. A representante da OMS disse ainda que programas desenvolvidos no município, como o Abraço ao Idoso, o Pense Leve serão levados para paineis mundiais e replicados como “cases” de sucesso pelo Brasil, incentivando outras prefeituras a aderirem a esse formato de trabalho. “O que vimos aqui foi a consolidação de um grande projeto, que mesmo com pouco investimento, modificou o olhar ao idoso. Se constata uma grande vontade política nesse processo e a decisão de valorizar o idoso”, complementou Haydée.

O prefeito Fabrício Oliveira destacou à comitiva da OMS que as ações da SPI tem conquistado o reconhecimento pelo Brasil inteiro e que foi a única secretaria municipal do país a receber uma certificação do Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília. “No final de 2018 fomos reconhecidos como Prêmio de Direitos Humanos em meio a projetos de grande peso nacional. Somos referência do Fórum Social Mundial e já recebemos o pedido para que o programa ABRAÇO, inclusive com esse nome, seja replicado em outros municípios. Cidades do Piauí, Mato Grosso e do São Estado de São Paulo visitaram a SPI para conhecer o que estamos fazendo por aqui e pedindo autorização para usar o mesmo nome utilizado por nós”, concluiu o prefeito Fabrício.

Balneário Camboriú será a quinta cidade do Brasil a receber o Certificado de Amigo do Idoso. Além dela, possuem o reconhecimento, Porto Alegre, Veranópolis e Esteio no Rio Grande do Sul e Pato Branco no Paraná. O Projeto Mundial Cidade Amiga do Idoso foi desenvolvido por Alexandre Kalache e Louise Plouffe, da sede da OMS em Genebra, na Suíça. Hoje, o Programa conta com a participação de 600 cidades em 37 países. Os objetivos da rede mundial são estabelecer relações entre as cidades participantes, bem como entre elas e a OMS; facilitar o intercâmbio de informação e boas práticas; fomentar intervenções apropriadas, sustentáveis e custo efetivas para melhorar a vida das pessoas idosas; e proporcionar apoio técnico e capacitação.

Na quinta-feira à noite, foi promovido um luau para os idosos, na Praia do Buraco. Cerca de duzentos idosos participaram e homenagearam a secretária Cristina e o prefeito.


Confira as ações de cada Secretaria para receber o Certificado:

Articulação: Fundo Municipal do Idoso/Plano Municipal do Idoso
Comunicação: Campanhas Publicitárias e divulgação de ações
Procuradoria Municipal: Apoio jurídico para as ações da Secretaria
Fazenda: Isenção de alguns impostos municipais
Gestão Administrativa: Programa de Pré e Pós Aposentadoria/RH Parcerias
Controladoria: Ouvidoria voltada ao Público Idoso
Planejamento: Elaboração da Cidade do Idoso
Secretaria de Saúde: Valorização do Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI)
Secretaria de Educação: Projeto Intergeracional (INTEGRAÇÃO ALUNOS DE NEI + 60+)
Secretaria de Turismo: Receptivo ao turista 60+, Carnaval 60+ e Participação nos eventos da cidade
Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social: Atendimento aos idosos em vulnerabilidade social
Secretaria do Meio Ambiente: Participação como voluntário de futuro programa chamado ReciclaBC+ Projeto Moringa+ Construção de Casinhas de Passarinhos
Secretaria da Pessoa Idosa: 82 oficinas+ Programa Abraço ao Idoso
Secretaria de Obras: Cidade Caminhável
Fundação Municipal de Esportes: Maturidade Saudável.

Click CamboriúNotíciasBalneário Camboriú está prestes a ser reconhecida como 'Cidade Amiga do Idoso'
PUBLICIDADE

Últimas notícias