Click Camboriú Notícias Cerca de 100 kg de livros didáticos da rede municipal são descartados...

Cerca de 100 kg de livros didáticos da rede municipal são descartados em Camboriú

Muitos livros estavam novos e ainda embalados

livros didáticos descartados

Na manhã desta quinta-feira, 31.jan.2019, o vereador John Lenon Teodoro constatou o descarte irregular de livros didáticos 2017/2019 da Rede Municipal de Ensino em Camboriú. A quantidade exata de livros descartados não foi possível apurar, mas em peso, são cerca de 100 quilos, o que dá aproximadamente 500 livros, em uma média de 200 gramas por livro.

Após receber a informação, através de um morador que estava próximo à uma unidade de ensino, que inclusive gravou um vídeo e enviou ao parlamentar, a situação foi apurada nesta quinta pelo vereador, que deve entrar ainda hoje com denúncia junto ao Ministério Público, Ministério da Educação e Conselho Municipal da Educação. Além disso, irá solicitar explicações junto à Secretaria Municipal de Educação.

“É um absurdo! Esses livros não podem simplesmente ser jogados fora! Fiquei perplexo ao ver centenas de livros de português, inglês, história, artes, geografia e ciências humanas sendo simplesmente descartados como lixo, livros novos, muitos ainda no plástico que deveriam ser usados nas escolas públicas para a aprendizagem dos alunos, simplesmente jogados fora pela Educação de Camboriú”, comenta o vereador indignado com a situação

Segundo a Lei federal 12.244/2010 os municípios deverão até 2020 possuir uma biblioteca em cada escola para guardar e organizar todo acervo de livros didáticos para que os alunos tenham acesso a leitura, estudo e pesquisa. O vereador John Lenon em 2018 fez um Requerimento a Secretaria de Educação questionando sobre os esforços do governo municipal em cumprir esta lei, mais não obteve resposta

Camboriú é o município com o pior IDEB entre os municípios da AMFRI, o que agrava ainda mais o ato de jogar os livros fora, mesmo porque esses livros ainda poderiam ser utilizados no ano de 2019 e posteriormente serem doados.


Sair da versão mobile