• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Chuveiros da Praia Central serão fechados para economizar água

A medida se deu em decorrência da situação de emergência do Rio Camboriú e a falta de chuva nos últimos dias

chuveiros da Praia Central
Divulgação

O prefeito em exercício, Roberto Souza Junior, determinou, nesta terça-feira, (11), o fechamento temporário dos chuveirinhos da Praia Central. O registro dos chuveiros só será reaberto assim que a situação do rio voltar a normalidade. A medida se deu em decorrência da situação de emergência do Rio Camboriú e a falta de chuva nos últimos dias. O último registro da régua da captação da Emasa é 97cm, sendo que o normal para o abastecimento é de 1,40m.

“A medida é preventiva e necessária. Fizemos uma reunião com a Emasa e essa decisão de fechar pelos próximos dias deverá ser revista conforme a situação climática. Nós estamos fazendo nossa parte, mas queremos que a comunidade também faça a sua, economizando água, evitado lavar calçadas e qualquer tipo de desperdício”, disse o prefeito em exercício Roberto Souza Junior.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além de fechar o registro dos chuveiros, a Emasa, juntamente com Prefeitura de Camboriú, concessionária Águas de Camboriú, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú (SITRUC) e Comitê do Rio Camboriú, traçaram um Plano de Emergência Operacional Conjunto para o Sistema de Abastecimento de Água.

Dentro deste plano, já sendo feita a transposição de água do Parque Linear para o Rio Camboriú e, ainda, o fechamento dos desvios dos canais que irrigam as arrozeiras. “No sábado já foram abertas duas barragens de rizicultores. Hoje também abrimos mais uma, mas além disso precisamos do apoio da população para que economize água, até o nível do rio subir novamente. Além disso, caso o problema persista tomaremos outras medidas que serão comunicadas”, disse o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Além de preservar o meio ambiente, racionar água garante também a economia na conta de água. Confira algumas dicas para economizar água:

– Verifique vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

-Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água.

– Evite lavar garagens e calçadas neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

Click CamboriúNotíciasChuveiros da Praia Central serão fechados para economizar água
PUBLICIDADE

Últimas notícias