- PUBLICIDADE -

Balneário Camboriú já está preparada para a Temporada de Verão 2018/2019

Desde o último sábado, está aberta oficialmente a Temporada de Verão de Balneário Camboriú

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Trader Jader Nogueira exibe ganhos milionários e contraria matéria do Fantástico

Publicação na rede social do influenciador viralizou e pessoas se identificaram
bc praia
Divulgação

Desde o último sábado (01), está aberta oficialmente a Temporada de Verão 2018/2019 de Balneário Camboriú – “Capital Catarinense do Turismo”. A cidade, que faz parte da Costa Verde & Mar, é considerada um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina e do Brasil, e já começou a receber os primeiros visitantes. A expectativa é que o município ultrapasse, mais uma vez, o número de visitantes dos anos anteriores. No ano passado, de janeiro a dezembro, Balneário recebeu 4,2 milhões de visitantes. Neste ano, de janeiro a novembro, já passaram pela cidade 3,7 milhões de turistas, sendo que no mês de janeiro a cidade bateu recorde: 879.150 turistas visitaram Balneário Camboriú, foram quase 200 mil a mais que o mesmo período de 2017. Em fevereiro também houve crescimento com a vinda de 116 mil turistas a mais que o ano anterior, totalizando 572.907 pessoas.

“A cidade está preparada para receber os que vem nos visitar e a expectativa é que tenhamos mais uma grande temporada. Foi feito um bom trabalho de divulgação de nossas atrações no país e no exterior, o número de escalas de transatlânticos passou de 19 na temporada passada para 28 nesta, e intensificamos as ações para a melhoria da infraestrutura e do receptivo da cidade para atender o fluxo turístico e também aos nossos moradores”, ressalta o prefeito Fabrício Oliveira.

A programação turística e cultural de Balneário Camboriú é uma atração à parte. A decoração de Natal já está concluída e o destaque fica para a Praça Almirante Tamandaré, com o cenário Casa do Papai Noel. Uma das novidades é a Caixa dos Pedidos, nesse equipamento, quando as pessoas depositarem pedidos simbólicos, uma luz subirá indicando que ele será levado ao Papai Noel. A praça também ganhou uma árvore de 20 metros de altura. Na Barra Sul, cometas iluminados, similares ao do Natal passado, já enfeitam o molhe Klaus Fischer. No final do molhe, foi colocada uma bola gigante, de 14 metros. Já no Pontal Norte, na Praça Mussolini Cechinel, foram instaladas bicicletas e árvores. Com pedaladas, o público poderá ajudar a acender os pinheiros.

Além desses pontos, estão decorados o Calçadão da Avenida Central, a Passarela da Barra, a Praça do Pescador, a Capela Santo Amaro (Barra), o Portal de Informações Turísticas, a Praça das Bandeiras e a Figueira da Avenida Martin Luther.

No próximo dia 15 (sábado), às 21h, na Praça Almirante Tamandaré vai ter chegada do Papai Noel e apresentação do Coral do Projeto Oficinas.

Réveillon

O Réveillon 2019 promete novidades, com uma queima de fogos emocionante. O show terá duração de 15 minutos, com 21 tipos de fogos em 10 balsas, um total de 60 toneladas do material. O espetáculo da virada como em todos os anos, ocorrerá na Praia Central e as balsas ficarão posicionadas entre o Pontal Norte e Barra Sul.

Bandeira Azul

As praias, principal atrativo de quem vem para Balneário Camboriú, devem atrair ainda mais visitantes, motivados pela certificação inédita do Bandeira Azul das praias do Estaleiro e Estaleirinho. O certificado foi concedido a apenas nove praias brasileiras que atenderam uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água. Entre esses critérios, estão testes consecutivos de balneabilidade em cinco pontos das duas praias, inclusive em frente a riachos. No dia 14 de dezembro a Bandeira Azul será hasteada.

As estruturas existentes, como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas são construídos e reformados. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas estão sendo instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, ações de educação ambiental nas praias estão programadas para toda a temporada.

Segurança

Na Segurança os guardas municipais intensificaram ainda mais os patrulhamentos preventivos pelo município. Desde novembro, estão sendo feitas ações nos bairros da cidade e também na região Central, com base em levantamentos feitos com a população e os comerciantes. O policiamento da faixa de areia da praia contará com dois quadriciclos que farão o patrulhamento preventivo durante a noite e dois trios GRR – guarnições de motocicleta – circularão pela região Central. E ainda, guarnição do Grupo de Patrulhamento com Cães K-9, que atua para inibir o uso de entorpecentes, farejando drogas escondidas na areia e pela Avenida Atlântica.

No perímetro urbano, as guarnições de patrulhamento preventivo e ostensivo terão reforço, principalmente no Pontal Norte, Centro, com atenção em tempo integral na Praça Almirante Tamandaré. Os Totens de Monitoramento também continuarão auxiliando a Guarda Municipal e os Agentes de Trânsito a cuidar dos principais pontos da cidade, sendo capazes de analisar automaticamente imagens do trânsito e da movimentação de pessoas, detectando situações de risco e alertando as forças de segurança. Também serão utilizados drones para monitorar a orla e durante as operações da Guarda Municipal.

Trânsito

A Operação Veraneio de Trânsito iniciará no dia 14 de dezembro, e além do atendimento de ocorrências gerados no 153, fluidez no trânsito e segurança das vias serão realizadas blitz integradas e da Lei Seca com Agentes de Trânsito, Guarda Municipal e Polícia Militar e Civil em diversos pontos da cidade. Também serão colocados Agentes de Trânsito ostensivamente na área Central, principalmente no Calçadão da Avenida Central.

Uma viatura ficará fixa no Bairro dos Estados durante todo o dia para atender as demandas devido ao aumento do movimento no Terminal Rodoviário e Shopping. Duas viaturas fixas atenderão a região Sul e toda a Interpraias. E outra viatura fixa ficará na Barra Sul atendendo as demandas relacionadas ao aumento de entrada e saída de ônibus de turismo na cidade, fiscalizando principalmente a rota e quanto ao selo obrigatório.

Também foi elaborado um planejamento especial para a Avenida Brasil no trecho, entre a Avenida Alvin Bauer e Rua 2000, das 7h às 11h, devido a grande concentração de ônibus de turismo. Para essa ação foram destinados cinco agentes, que ficarão em pontos estratégicos e duas motocicletas fiscalizando as Avenidas Atlântica e Brasil em rondas, garantindo a eficiência e a rapidez nas ocorrências e apoio aos Agentes de Trânsito nos pontos.

Mobilidade
Com a conclusão das obras do Binário Sul – prolongamento da 4ª Avenida, ficará mais fácil e rápido acessar a região Sul da cidade. Neste trecho, que vai da Rua 2650 até a Rua 3020, foram construídas três pistas para veículos, ciclovia e calçadas adaptadas. Além disso, o local se tornou um espaço de lazer, pois recebeu mais de dois mil m² de área verde com academia ao ar livre, parque infantil e um Parque para Cães “Dog Park” – o primeiro da cidade.

A mobilidade ficará ainda melhor com a conclusão das obras em andamento da Rua 3100 – que recebe o fluxo da 4ª Avenida e dá acesso à Marginal Leste. A rua terá três pistas de rolamento em sentido único de saída para o Viaduto da BR-101, onde funcionará mão inglesa na conexão entre as Marginais Leste/Oeste. Na 3ª Avenida, que está em fase final de obras, entre as ruas 2.550 e 3.000 foram construídas quatro pistas de rolamento que já estão funcionando em sentido único; ciclovia protegida, calçadas com acessibilidade e estacionamento nos dois lados.

Saúde

Na Saúde também vai ter reforço. No Pronto Atendimento da Barra e no Pronto Socorro do Hospital Municipal Ruth Cardoso haverá ampliação do corpo clínico para atender a demanda de pacientes, dentre moradores e turistas.

Na Praça Almirante Tamandaré, a partir do dia 18 de dezembro, um trailer vai atender a população, das 7h às 19h. Uma equipe, formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem e médico atenderão em dois consultórios, até o fim do carnaval. Durante o Réveillon o atendimento será 24h.

O Programa de Combate ao Aedes Aegypti também terá reforço na temporada. Os agentes aproveitam o período de festas para fiscalizar os imóveis de turistas, que durante o ano estão fechados. Nesta temporada será aliada a tecnologia no combate ao mosquito. Um drone vai ser utilizado pelos agentes para vistoriar prédios e locais de difícil acesso.

Estacionamento Rotativo

Está em processo licitatório e a previsão é que esteja funcionando na temporada, o Sistema Integrado de Gerenciamento de Estacionamento Rotativo. O sistema funcionará por meio da locação dos parquímetros e equipamentos eletrônicos. Cada vaga é locada por uma hora, podendo ser renovada por mais uma hora, sendo cada período fixado em R$ 2,00. O motorista terá como opção fazer a locação da vaga diretamente em um dos parquímetros ou por meio de um aplicativo, onde poderá efetuar a locação de forma fracionada.

Resgate Social

O Resgate Social ampliou para quatro o número de equipes atuando na cidade com carro e moto, 24h por dia, durante toda a semana, inclusive nos feriados, fazendo abordagem das pessoas em situação de rua, identificando a sua origem e as suas necessidades. O Resgate Social pode ser acionado pelo telefone 156. A atuação conta com o apoio da Guarda Municipal, das Polícias Militar e Civil, dos Agentes de Trânsito, dos serviços de saúde e do Terminal Rodoviário, assim como os Fiscais de Postura.

Abastecimento de água

Para garantir o abastecimento de água no verão em Balneário Camboriú e Camboriú, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) está fazendo diversas ações. Além de realizar a limpeza de todos os reservatórios de água, até o final deste ano devem ser entregues as obras de melhorias e expansão da Estação de Tratamento de Água (ETA). O local recebeu reforma e construção de novos filtros, que vão auxiliar no aumento da capacidade de produção da estação, incluindo a colocação de uma nova Estação de Recalque e um novo reservatório em funcionamento, que terá capacidade para armazenar 3,4 milhões de litros de água.

A Emasa também iniciará campanha de orientação para consumo consciente de água, com objetivo de evitar a falta d´água, através de adesivos que serão fixados em áreas de festas, lava pés e banheiros, tanto públicos quanto de hotéis e matérias para imprensa e divulgação nas redes sociais da Prefeitura.

Coleta de lixo e limpeza urbana

Balneário Camboriú modernizou a coleta de lixo na região Central. Contentores subterrâneos de lixo foram instalados na Avenida Atlântica e na Avenida Brasil, o que eliminou a poluição visual da orla e garantiu ainda mais limpeza. A Coleta de Lixo terá um reforço tanto no lixo comum, quanto da coleta seletiva, com a ampliação de horários, contratação de mais profissionais e ampliação do número de carros de coleta. O serviço de limpeza das praias também será ampliado. Ambos terão um cronograma a definir pela empresa Ambiental.

Fiscalização das Praias
A fiscalização das praias durante a temporada também tem reforço. Serão mais 35 fiscais de posturas para atuar nas praias, durante a manhã, tarde e noite na fiscalização de restaurantes, quiosques, vendedores ambulantes e o uso devido da faixa
de areia.

Praia Limpa

Para conscientização e sensibilização ambiental de turistas e moradores, acontece na Praia Central, o tradicional Projeto Praia Limpa, de 02 de janeiro a 17 de fevereiro.

Obras e Manutenção

A Requalificação das Vias beneficiou diversas ruas durante o ano, melhorando a pavimentação das principais ruas e avenidas. Além disso, obras de manutenção em diversos pontos foram intensificadas, para preparar a cidade para receber os turistas.

Na Praia Central e em Laranjeiras, as calçadas em petit pavê receberam conserto com a recolocação das pedrinhas. Ao longo da Avenida Atlântica estão sendo feitos trabalhos de paisagismo, conserto dos chuveiros, lavação das calçadas e retirada de lixeiras velhas e outros objetos deixados na orla, de maneira inadequada. Os parquinhos infantis também receberam manutenção. O deck do Pontal Norte, um dos pontos turísticos da cidade, recebeu manutenção, com a troca de madeiras, pintura, reforço na estrutura e conserto. Durante a temporada, equipes da Secretaria de Obras, trabalharão durante o dia e a noite, para manter a cidade limpa e organizada.

A novidade ficará por conta da equipe “BC & Você no Capricho”, que vai envolver todas as Secretarias e órgãos do Governo para soluções rápidas e práticas nas demandas de manutenção, limpeza e situações emergenciais, mantendo a cidade em ordem neste período de maior movimentação e pós-temporada.

Cultura e Esporte

O Teatro Municipal Bruno Nitz está ganhando cara nova. As colunas de alvenaria do Teatro estão sendo transformadas em obras de arte e o primeiro painel já começou a ser pintado, consolidando a vocação de todo o prédio como um espaço cultural, para futuramente transformar-se no Centro Integrado de Cultura de Balneário Camboriú.

A Feira da Cultura, tradicional ponto de encontro da cidade, também funcionará mais dias da semana e em horários ampliados durante a temporada. E a Feira da Rua 200, no Boulevard da Rua 200 (na lateral do Teatro Municipal), além das quartas-feiras e sábados, também vai funcionar aos domingos.

Em janeiro (com data a definir) a Praia Central será palco do Projeto Viva Verão, com diversos polos para atividades esportivas e de lazer, incluindo o Praia Acessível.


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan promove plantão de matrículas neste sábado com desconto exclusivo

Novos alunos ganharão desconto de 20% na primeira mensalidade de cursos presenciais; Quem optar por graduação EAD começa a pagar só em julho de 2021
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.