Click Camboriú Notícias Balneário Camboriú teve ato de feministas contra Bolsonaro na Praça Tamandaré

Balneário Camboriú teve ato de feministas contra Bolsonaro na Praça Tamandaré

Presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) foi alvo de protesto no centro de Balneário Camboriú e em diversas cidades brasileiras

Divulgação
praça
Divulgação

Em ritmo de Maracatu, dança e ritual de sincretismo religioso, feministas, educadoras, veganas, LGBTs e simpatizantes protestaram contra a candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), em Balneário Camboriú. A manifestação aconteceu na Praça Tamandaré na tarde deste sábado (29), simultaneamente com diversas cidades do país.

“Ele não, ele não, ele não”, foi o mantra mais repetido durante o protesto. “Fora Bolsonaro”, “vai cair, vai cair”, foram algumas das frases ecoadas pela praça. Além dos gritos, cartazes expressavam o sentimento dos presentes. “O coiso não”, dizia um dois cartazes. “Ele não! #Forahomofobico!”, dizia outro.

A reportagem conversou com duas mulheres que seguravam uma faixa que dizia “Mulheres em luta contra Bolsonaro, o machismo e a reforma da previdência! Assina: MML”, e perguntou: porquê ele não?

— Primeiramente porque somos mulheres e somos muito desrespeitadas por Bolsonaro. E em segundo lugar, porque somos trabalhadoras, somos a favor da minoria — respondeu, completando que cansou de ver “governos ultra rigorosos como o de Bolsonaro”, “que nunca contribuiu nada com Rio de Janeiro, quem dirá contribuir com o Brasil”. Questionada sobre quem era seu candidato, ela disse que era a Vera Lúcia, do PSTU, repetido pela sua amiga, que também declarou o voto na candidata da rebelião.

— Eu sou minoria — provocava uma mulher que estava com uma bandeira do Brasil e um cartaz escrito “Fora comunistas. Intervenção já”, ao redor da manifestação. A Polícia Militar interveio para que não ocorresse um conflito. — Não vão me tirar daqui — gritava a mulher. — Pensa que eu tenho medo da treva? Lixaiada! Lixo, Lixo! Isso é Brasil — vociferava aos manifestantes.

Diante do risco de conflito, os participantes se agacharam até que a situação fosse controlada. Quase no centro da roda, um homem com porte de atleta, vestindo uma camiseta azul, chamou a atenção por permanecer de pé e não se agachar como os demais. Era o lutador Marcelo Brigadeiro, candidato a suplente de senador de Lucas Esmeraldino (PSL).

— Eu vim conferir o que eu já suspeitava. Isso aqui é uma horda de gente que não faz ideia do porque a gente tá aqui… Um monte de gente alienada… E eu tô aqui vendo, esse grande show de aberração que é isso aqui — declarou à reportagem ao ser questionado o que fazia em uma manifestação anti-Bolsonaro, uma vez que é cabo eleitoral do capitão do exército.

Ao perceberem a presença do lutador na manifestação, alguns manifestantes gritaram “sai daqui, sai daqui”, mas sem muita adesão às palavras de ordem, pois muitos não faziam ideia de quem era o homem que alguns rejeitavam, e logo cessou. — Parou… Parou o ‘sai daqui’? — debochou Brigadeiro.

Após cerca de duas horas de manifestação, o evento terminou com uma espécie de ritual. As lideranças pediram que se fizesse uma roda e que colocassem o pé direito pra frente, se curvando e levantando ao grito de “axé”.

Neste domingo deve ocorrer uma manifestação pró-Bolsonaro em Balneário Camboriú. Uma caminhada saíra da frente do Teatro Bruno Nitz, Na Avenida Central, às 16h, em direção à Praça Tamandaré. O evento no facebook conta, até o momento desta publicação, com 548 pessoas confirmadas.

Confira as fotos da manifestação:

[justified_image_grid flickr_user=146517990@N05 flickr_photoset=72157700312873251]

Sair da versão mobile