• O portal de notícias de Balneário Camboriú

1297 veículos importados desembarcaram no berço 3 do Porto de Itajaí

Esta foi a sexta operação “teste” da General Motors realizada com sucesso

1297 veículos importados desembarcaram no berço 3 do Porto de Itajaí.
Divulgação

Na sexta-feira, 14, aconteceu no Porto de Itajaí o desembarque de 1297 veículos importados da montadora General Motors/Chevrolet (GM). Esta é a sexta operação “teste” realizada e pela primeira vez o desembarque ocorreu no berço 3 (cais público) do Porto de Itajaí.

Todos os veículos foram trazidos do México e nesta remessa desembarcaram 1223 modelos Tracker, 59 Equinox e 15 Camaros. Todas estas unidades vieram a bordo do navio de bandeira panamenha Baltimore Highway, de propriedade do Armador K-LINE.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com 180 metros de comprimento e 33 de boca (largura), o navio iniciou sua rota de navegação partindo do México e fez escala em Jacksonville (Flórida/Estados Unidos). Sua chegada à Itajaí foi registrada às 13:45 de sexta-feira, 14, e sua atracação foi realizada no sábado dia 15, atracando no berço 3 do porto público às 18:25 horas. Suas operações iniciaram às 21:00 horas do mesmo dia e hoje de manhã, às 07:20 seguiu seu destino de rota rumo ao Porto de Santos, litoral paulista.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

Todas as últimas cinco operações de desembarque foram realizadas no berço 2 da APM Terminals (empresa arrendatária do porto de Itajaí), e todas as operações demonstraram eficiência nas operações movimentadas sem o registro de avarias. Até o momento, somando as seis operações desta modalidade de serviços, 6196 veículos desembarcaram no Porto de Itajaí.

“O mais importante em relação a esta escala deste navio, que atualmente já é uma realidade aqui no Porto de Itajaí, se deu quanto a sua atracação realizada no berço 3, do porto público, pois havia sido planejada para desembarque neste mesmo berço, de acordo com a característica de movimentação. Durante o processo de obras de conclusão do berço, foi ajustado com novos cabeços e aumento de comprimento para atender navios maiores. Hoje com essas condições já se possibilita a atracação para esta modalidade de cargas”, destacou o Assessor de Direção da Superintendência do Porto de Itajaí, Héder Cassiano Moritz.

Como praxe, os veículos descem por uma rampa sendo conduzidos ao Armazém 03 onde recebem vistoria por parte de profissionais da Gerência de Operação Portuária. Em seguida se deslocam até o RAC – Recinto Alfandegado Contíguo e no local são carregados para as “Cegonheiras” e por fim, transportados aos seus locais de destino.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos. Depois de passaram pelo serviço de nacionalização tem destino programado para as regiões Sul e Sudeste do país.

O Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

Em termos financeiros por geração de rendas e valores arrecadados, somente com o avanço e permanência dessa atividade entrando pelo Porto de Itajaí, é que se terá um somatório através de incentivos fiscais para a economia de Itajaí e do Estado de Santa Catarina quanto as importações dos veículos.

Segundo informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, após esse sexto “teste” de desembarque, está prevista ainda uma nova atracação para este mês de setembro e mais três para o mês de outubro, totalizando nas quatro operações o desembarque de 5787 veículos no Porto de Itajaí, tendo como possibilidade de atracação no berço 3.

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasEconomia & Negócios1297 veículos importados desembarcaram no berço 3 do Porto de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias