Click Camboriú Notícias Balneário Camboriú intensifica fiscalização de outdoors na cidade

Balneário Camboriú intensifica fiscalização de outdoors na cidade

No próximo sábado, 11, serão retirados seis outdoors irregulares

Divulgação
bc outdoors
Divulgação

A Secretaria de Planejamento Urbano de Balneário Camboriú intensificou a fiscalização de outdoors e placas de comunicação visual da cidade. Somente no mês de julho, foram emitidas 274 notificações para regularização. Além disso, a Secretaria recebeu 260 pedidos de análise, muitos deles solicitados após a notificação. No próximo sábado, 11, serão retirados seis outdoors irregulares na Marginal Oeste, perto do acesso à Avenida do Estado. A ação será feita em parceria entre as secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Obras.

“Desde 2013 não havia uma fiscalização tão efetiva com relação aos outdoors da cidade. Iniciamos esse trabalho em abril e já estamos tendo bons resultados. Para se ter uma ideia, quando anunciamos que iríamos fazer fiscalização na Avenida Martin Luther recebemos 23 pedidos de autorização para esta avenida”, contou o diretor de Fiscalização e Obras, Samir Dawud.

A instalação de outdoors e placas de comunicação visual é regulamentada através da lei 977/90 e do Código Municipal de Posturas (lei 300/74). A solicitação para análise e autorização deve ser solicitada via protocolo municipal, e é realizada pelas Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente. Dentre as exigências estão apresentar a planta baixa da placa, ART de engenharia arquitetônica, matrícula do imóvel, autorização do proprietário do imóvel e especificação dos materiais a serem utilizados na placa. Também é necessário o pagamento de uma taxa anual que é de 0,3 UFM por m² para placas acima de 10 m² e 0,5 UFM por m² para placas abaixo de 10 m².

“Quando o outdoor é removido é necessário comunicar o Município, caso contrário a taxa anual será gerada automaticamente”, explicou Samir. Dentre os locais onde é proibida a instalação de outdoors/placas estão Áreas de Preservação Permanente (APP), Avenida Atlântica do lado da praia; Morros e em locais que prejudicam a visão dos pontos turísticos. “Recentemente foi retirado um outdoors que ficava na descida da Estrada da Rainha, que poluía a visão da praia”, contou Samir.

Sair da versão mobile