• O portal de notícias de Balneário Camboriú

I Festa Raízes de Taquaras segue até a noite deste domingo

Esta é a primeira edição da festa, que pretende resgatar a cultura e valorizar as raízes do bairro

UQ2SH6GX
Divulgação

Cultura, história, música e gastronomia. Tudo isso está reunido na Festa Raízes de Taquaras, que começou neste sábado, 9, e segue até às 22h deste domingo, 10, em frente ao Centro Educacional Municipal Taquaras (Rodovia Interpraias, 1048 – Taquaras), com entrada é gratuita.

Esta é a primeira edição da festa, que pretende resgatar a cultura e valorizar as raízes do bairro. Realizado pela Associação de Moradores de Taquaras e Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o evento visa também fomentar a economia local, com a comercialização de produtos elaborados por moradores do bairro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Desde o início quando a gente expôs a nossa intenção em realizar a festa, tivemos o apoio da Prefeitura através da Fundação Cultural e a comunidade local abraçou a festa e se envolveu. A gente percebeu o quanto a comunidade de Taquaras é bem quista por todo o município, conseguimos fazer funcionar o engenho de farinha, envolvemos a comunidade em toda a organização e a ideia é essa: valorizar a cultura daqui. Esperamos que tenham outras edições”, falou o presidente da Associação de Moradores de Taquaras, Marcelo Peixoto.

Comida típica e muita história sobre as tradições dos engenhos e da pesca artesanal são alguns dos atrativos da festa. Pratos como moqueca de camarão, churrasco de igreja, petiscos, tainha, espetinhos, temaki e ceviche feitos com peixes da praia de Taquaras, são alguns dos produtos comercializados. Cristiano Pereira, morador de Taquaras, se surpreendeu com a festa. “Superou a nossa expectativa. Eu sou natural daqui, tenho orgulho de ser daqui e isso é o que faz parte da nossa comunidade”, contou o morador.

Em tendas temáticas instaladas na festa, são contadas a história do bairro, a importância dos engenhos de farinha de mandioca e da pesca artesanal. Durante toda a semana, a comunidade já estava envolvida com o evento. Alunos do CEM Taquaras foram conhecer o funcionamento do engenho de mandioca da localidade. O engenho do Seu Zé Gregório é o único engenho artesanal de farinha de mandioca da região. O local produz uma farinhada por ano e sempre que isso acontece, o CEM Taquaras aproveita para visitar.

Há uma tenda mostrando a história do engenho e a farinha produzida no local. Além disso, os alunos do CEM Taquaras estão comercializando produtos na festa. “Aproveitamos o momento para fazer uma ponte com o empreendedorismo, comparando o modo artesanal e industrial da fabricação. Tudo que é significativo faz sentido. É essa a educação que acreditamos”, disse a gestora do CEM Taquaras, Saly Mara Beatriz do Amaral.

Também estão sendo comercializas roupas e há serviços da área de beleza, como corte de cabelo. A Secretaria da Pessoa Idosa também está presente na festa, com os cães do projeto Cão Terapia e encaminhando a confecção do cartão da pessoa idosa. “Muito importante para nós resgatar essa cultura do engenho, muito gratificante, está maravilhoso. Convidamos todos para virem pra cá, aproveitar a festa”, disse a empresária Cleusa Salete Bortolini.

GASTRONOMIA:

– Tenda da Associação de Moradores de Taquaras: churrasco de igreja, tainha, bebidas
– Tenda chef Lucas do Amaral: moqueca de camarão
– Tenda CEM Taquaras: espetinhos de carne
– Tenda Restaurante Brisa do Mar: petiscos de peixe e camarão, quentão e pinhão
– Tenda Leve: temaki, ceviche, sanduíches e sucos
– Tenda Restaurante Ancoradouro: tainha e pirão
– Tenda NEI Taquaras: docinhos

ESPAÇO CULTURAL:

– Tenda Engenho de Farinha de Mandioca (Pousada Vila Taquaras)
– Tenda Pesca Artesanal da Tainha (Pousada da Marquesa)

Click CamboriúNotíciasI Festa Raízes de Taquaras segue até a noite deste domingo
PUBLICIDADE

Últimas notícias