• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vigilância Sanitária implanta melhorias no Mercado do Peixe de Itajaí

Medidas adotadas reforçam compromisso com a saúde dos cidadãos e com o meio ambiente

Vigilância Sanitária implanta melhorias no Mercado do Peixe de Itajaí
Divulgação

Melhorias no descarte dos pescados foram implantadas no Centro de Abastecimento Prefeito Paulo Bauer, o Mercado do Peixe de Itajaí, pela Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa da Vigilância Sanitária busca reduzir odores e garantir a correta destinação dos resíduos.

Uma das modificações foi a vedação da caçamba coletora de resíduos. Com tranca e cadeado, elimina-se a possibilidade da retirada dos pescados descartados, diminuindo a presença de insetos e a proliferação de vetores. Também foi estabelecida uma rotina para coleta de resíduos com tambores e/ou galões. O objetivo é evitar a contaminação do solo e dos rios para onde escoa a drenagem urbana.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além das adequações, foi elaborado um plano para regularização definitiva das peixarias. A Vigilância Sanitária de Itajaí tem trabalhado frequentemente na conscientização, capacitação e orientação dos trabalhadores do local, com fiscalizações e monitoramentos contínuos para manutenção da qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos à população.

O Mercado do Peixe é local de visitação e turismo que comporta, além da função de comércio de pescados, várias atividades da cadeia produtiva do pescado: descarga de embarcações e caminhões, evisceração, escamação e filetagem, fracionamento de embalagens, entre outras formas de processamentos.

Para que os resíduos gerados nessas atividades possam ser aproveitados em fábricas de farinha de peixe, por exemplo, os técnicos da Vigilância Sanitária buscaram soluções para promover a melhoria contínua do espaço.

“As melhorias implantadas vão auxiliar a manter o odor característico desses estabelecimentos dentro dos limites de tolerância”, ressalta a diretora de Vigilância Sanitária de Itajaí, Christiane Lazzaris. Ela destaca ainda que os resíduos gerados devem ser geridos de maneira adequada para permitir seu aproveitamento, sem colocar em risco a saúde e minimizando o desconforto da população.

Click CamboriúNotíciasVigilância Sanitária implanta melhorias no Mercado do Peixe de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias