Click Camboriú Notícias Secretaria da Pessoa Idosa irá auxiliar na prevenção do Alzheimer

Secretaria da Pessoa Idosa irá auxiliar na prevenção do Alzheimer

Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), lança nessa quinta-feira, 17, o Mental ∞ Idade

Divulgação
Idoso com Alzheimer 2
Divulgação

Para trabalhar na prevenção do Alzheimer, a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), lança nessa quinta-feira, 17, o Mental ∞ Idade. O projeto será coordenado por duas psicóloga, uma gerontóloga e musicoterapeuta e dois estagiários da faculdade de música. O curso será toda quinta e sexta, das 15h às 17h.

De acordo com a gerontóloga e musicoterapeuta Cassiara Gomes, a iniciativa da Prefeitura Municipal dentro da SPI, visa acolher as pessoas com mais idade. “Precisamos as deixar mais saudáveis e com autonomia 100%”, explica ela. Através da música, será desenvolvido um trabalho para resgatar a memória afetiva deles, prevenindo e auxiliando na recuperação das lembranças”, pontuou ela.

A psicoterapia vem para ajudar os familiares e pessoas próximas a lidar com a doença da melhor maneira possível e com os menores danos psicológicos. A secretária da Pessoa Idosa Christina Barichello, que também é psicóloga, o portador de Alzheimer tem no ambiente familiar ser o melhor espaço para estimulação social, para o contato de afeto e possibilidade de acompanhamento da rotina e das atividades diárias propostas por um profissional para o tratamento. “É muito importante que o ambiente em que se encontra o doente esteja limpo e organizado, pois evita dessa forma, sintomas comportamentais como a agitação, delírios e alucinações. Também é essencial que esse ambiente ofereça paz e seja um ambiente em harmonia, para que o doente sinta prazer em estar ali evitando ao máximo que ele fique tenso”, falou ela.

O psicólogo irá dar suporte aos familiares e desenvolver atividades que melhorem a capacidade cognitiva e sensorial do portador de demência. Também terá como papel ajudar a lidar com essa nova demanda, essa nova realidade e emoções geradas por essa realidade. O objetivo da psicoterapia é preservar ao máximo a qualidade de vida dos que cercam esse paciente assim como a qualidade de vida do próprio portador da doença. Ensinar a compreender os novos comportamentos e os sintomas, acompanhar de maneira que garanta ao máximo os menores prejuízos psicológicos assim como ajudar na estimulação do portador de Alzheimer ao longo do tratamento, enfim, a lidar com tudo isso de maneira que se possa diminuir o sofrimento de todos os envolvidos nesse processo.

A oficina será permanente e pessoas com mais de 60 anos e seus familiares podem participar. Os encontros acontecem na sede da Secretaria da Pessoa Idosa, situada na Rua 1822, nº 614. Para inscrição é necessário documento com foto e comprovante de residência.

Sair da versão mobile