Click Camboriú Notícias Navio da Marinha abre para visitação gratuita neste final de semana em...

Navio da Marinha abre para visitação gratuita neste final de semana em Itajaí

“Vital de Oliveira” abrirá para visitação pública neste sábado, 12, e domingo, 13

Divulgação MD / Divulgação
Embarcação Vital de Oliveira que vai atuar no trabalho
Divulgação MD / Divulgação

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” abrirá para
visitação pública neste sábado, 12, e domingo, 13, no horário compreendido das 14h as17h30. A estadia do navio em Itajaí tem como objetivo o abastecimento de gêneros, água e combustível, além de descanso da tripulação e revezamento da equipe de estudantes e pesquisadores que estão a bordo.

O cruzeiro de pesquisa em questão destina-se à coleta de dados oceanográficos e geofísicos em atendimento ao Programa de Estudos Ambientais para a Exploração de Crostas Ferromanganesíferas Ricas em Cobalto na Elevação do Rio Grande (PROERG) e conta com a parceria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e apoio da MB. O estudo está previsto no contrato e plano de trabalho firmado entre a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISBA), órgão ligado à ONU, que concedeu ao Brasil o direito de pesquisar, por 15 anos, o potencial mineral da região da ERG, que corresponde a uma cordilheira montanhosa submersa, que se eleva de mais de 3 mil metros do fundo oceânico. Em função da área de interesse da pesquisa em tela, estão previstas outras atracações do “Vital de Oliveira” de 18 a 23 de abril, 13 a 17 de maio e 7 a 10 de junho.

A obtenção do “Vital de Oliveira” é decorrente de um Acordo de Cooperação firmado entre a Marinha do Brasil (MB), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC); a PETROBRAS; e a VALE, assinado em 20 de setembro de 2012. O Objeto do Acordo de Cooperação foi a ampliação da infraestrutura existente no País, por meio da aquisição de um navio, sua equipagem e equipamentos necessários à pesquisa científica, tendo emprego no monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas, para a exploração de recursos naturais, com ênfase nos recursos minerais, óleo e gás, ampliando a presença brasileira no Atlântico Sul e Equatorial.

A empresa norueguesa Northern Research Shipping (NRS) foi contratada em 07 de junho de 2013, para construir o Navio. As obras foram conduzidas no estaleiro Hangtong, em Xinhui, China, enquanto a instalação dos equipamentos científicos ocorreu no estaleiro ST Marine, em Singapura. Em 24 de março de 2015, o Navio foi entregue à Marinha do Brasil.Equipado com 28 equipamentos científicos, o NPqHo “Vital de Oliveira” tem a capacidade de mapear dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos, possibilitando um melhor conhecimento das riquezas de nossa Amazônia Azul. O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” – H 39 – é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Capitão de Fragata (post mortem) Manuel Antônio Vital de Oliveira, natural de Recife, o qual teve seus trabalhos hidrográficos reconhecidos mundialmente, honrando o Brasil; do seu valor dizem as distinções de que foi alvo, sendo condecorado em diversos países. Vital de Oliveira deu tudo quanto pode um homem dar ao seu país: inteligência, cultura, dedicação, seu sangue e sua própria vida.

Sair da versão mobile