• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itajaí monta Gabinete de Gestão de Crise para enfrentar desabastecimento

Até o momento, a situação está controlada e a administração segue em busca de soluções alternativas

prefeitura itajai
Divulgação

O Município de Itajaí montou um Gabinete de Gestão de Crise para gerenciar o abastecimento e manutenção dos serviços essenciais na cidade. Na manhã desta segunda-feira, 28, foi realizada uma nova reunião para avaliar o quadro em Itajaí. Até o momento, a situação está controlada e a administração segue em busca de soluções alternativas para minimizar os impactos enquanto durar a paralisação dos caminhoneiros.

A articulação do Gabinete de Gestão de Crise é feita pelo gabinete do prefeito Volnei Morastoni, com o apoio da Defesa Civil de Itajaí e outros órgãos municipais. Em contato com todas as demais secretariais municipais, o gabinete busca as soluções para questões como abastecimento de veículos e fornecimento de insumos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Com planejamento e ajuda mútua de todos os setores da administração municipal e da nossa comunidade, vamos conseguir minimizar os impactos da greve em Itajaí”, afirma o prefeito Volnei Morastoni.

A administração municipal conseguirá manter as aulas em toda a Rede Municipal de Ensino, com oferta de transporte escolar e merenda, até quarta-feira, 30, véspera de feriado. Nesta segunda-feira, 28, os atendimentos seguem normalmente nas unidades de ensino, sem faltas significativas ou comprometimento das aulas.

O transporte coletivo também cumpre os itinerários regulares, sem cancelamento de linhas e horários. A coleta de lixo segue também normalmente até quarta-feira, quando deverá ser feita uma nova avaliação.

SAÚDE
A Secretaria Municipal de Saúde realiza diversos ajustes na rotina para garantir o atendimento da população. Cirurgias eletivas e consultas estão suspensas nos hospitais e serão priorizados atendimentos de urgência e emergência.

Ambulâncias circulam normalmente. Serviços de hemodiálise, radioterapia e SAMU serão priorizados pela Secretaria. Os carros administrativos só serão usados em casos emergenciais.

O almoxarifado fará abastecimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e Laboratório municipal. E, emergencialmente, para as unidades básicas de saúde.

Vistorias da Vigilância Sanitária estão suspensas, bem como visitas domiciliares, demais vistorias e transporte de pacientes para fora do domicílio. A entrega de amostras no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Florianópolis, também está suspensa.

A maior preocupação da Secretaria de Saúde neste momento é com a falta de servidores, principalmente nas UPAS e SAMU, que tenham dificuldade de deslocamento. Por isso o Departamento de Atenção à Saúde ficará atento para remanejar funcionários para esses atendimentos. As unidades básicas de saúde continuam atendendo normalmente.

A orientação da Secretaria é que a população busque os serviços das UPAS do CIS e do Cordeiros somente em casos de urgências e emergências. Nos demais casos devem procurar as unidades básicas de saúde.

EDUCAÇÃO
Está garantido o transporte escolar aos alunos da Rede Municipal de Ensino. As aulas estão mantidas, com fornecimento de merenda em todas as unidades, até quarta-feira, 30, véspera de feriado. Ficam adiadas apenas as atividades externas em que haveria o transporte de alunos.

TRANSPORTE PÚBLICO
A empresa Transpiedade, responsável pelo transporte coletivo, informa que mentém os serviços normalmente. Qualquer alteração, caso seja necessária, será comunicada pela empresa.

LIXO
A Ambiental Limpeza Urbana informa que a coleta dos resíduos urbanos poderá sofrer alterações com a escassez de combustível. Os trabalhos estão mantidos pelo menos até quarta-feira, 30, mas a recomendação da empresa é que a população fique atenta à passagem do caminhão coletor e não deixe os lixos na calçada caso haja alteração no cronograma normal.

OBRAS
A usina de asfalto paralisou as atividades na quinta-feira, 24, e retomará os trabalhos quando normalizar a situação do abastecimento de combustível. A agenda do Cata-Treco também está com as atividades suspensas.

SEGURANÇA
As viaturas estão abastecidas para o atendimento de ocorrências e realização de blitze.

DEFESA CIVIL
Vistorias e demais ações que não sejam de extrema urgência serão canceladas até a normalização da situação.

ADMINISTRAÇÃO
As saídas dos veículos da Prefeitura para entregas de correspondências e serviços de logística em outros prédios da administração municipal serão realizadas apenas em horários preestabelecidos.

PROCON
O órgão fiscaliza os aumentos abusivos de preços em postos de combustíveis e também nos supermercados. O Procon de Itajaí também esclarece que não é ilegal os estabelecimentos determinarem cotas de compra em momentos emergenciais como o atual.

SEMASA
O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura comunica aos moradores de Itajaí e Navegantes que o sistema de abastecimento de água está operando normalmente. Porém, tendo em vista a greve dos caminhoneiros, a autarquia municipal orienta a população para que preventivamente economize água.

Considerando que não há previsão para a normalização do fluxo nas estradas, o Semasa está monitorando e agindo diante da impossibilidade da entrega dos produtos químicos necessários para o tratamento água.

Portanto, para que não haja paralisação do fornecimento, é também imprescindível que a população reduza o consumo a água. Com isso os estoques dos produtos químicos utilizados no tratamento, se manterão por um prazo maior.

PORTO
As movimentações no Complexo Portuário e no Porto de Itajaí estão ocorrendo normalmente, conforme o cronograma de manobras de atracações. A superintendência do Porto informa que a maior preocupação está relacionada à taxa de armazenagem de cargas na retroárea, que registra ocupação de 75% da área interna.

As operações também poderão ser afetadas com a falta de combustível diesel para operação das máquinas que fazem a movimentação portuária. Após o encerramento da greve, a superintendência do Porto de Itajaí tem a expectativa de regularizar os trabalhos no prazo de até 20 dias. O balanço geral das cargas movimentadas será divulgado no próximo relatório de estatísticas, que deve ser divulgado na primeira quinzena de junho.

O balanço geral das cargas movimentadas será divulgado no próximo relatório de estatísticas, que deve ser publicado na primeira quinzena de junho.

Click CamboriúNotíciasItajaí monta Gabinete de Gestão de Crise para enfrentar desabastecimento
PUBLICIDADE

Últimas notícias