Click Camboriú Notícias Encontro de Produtores de Arroz Irrigado de Camboriú será realizado no dia...

Encontro de Produtores de Arroz Irrigado de Camboriú será realizado no dia 11 de maio

Manejo integrado de plantas daninhas e cooperativismo estarão em pauta no evento

Divulgação
Camboriú inicia safra do arroz com expectativa de gerar R 45 milhões para famílias produtoras
Divulgação

Principal atividade agrícola da cidade de Camboriú, o arroz irrigado será tema de um encontro entre produtores e demais envolvidos com o setor da cadeia produtiva no município. Serão três palestras que abordarão o manejo integrado de plantas daninhas no arroz irrigado, cooperativismo e formas de crédito. O evento será realizado no salão da Capela Nossa Senhora do Rosário, na localidade do Braço, das 8 às 16 horas, nessa sexta-feira, dia 11.

A palestra inicial será com o engenheiro agrônomo José Alberto Noldin, que é pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Itajaí, sobre o manejo integrado de plantas daninhas no arroz irrigado. Em seguida, Harry Dorow, presidente da Cooperativa Regional de Agropecuária do Vale do Itajaí (Cravil), falará sobre cooperativismo. A última palestra é com a gerente geral do SICREDI de Camboriú, Aline Vogt, que abordará as formas de crédito disponíveis aos produtores.

Para o extensionista da Epagri, Oderlei Márcio Anschau, o objetivo desta 2ª edição do evento é orientar os agricultores sobre os prejuízos causados pelas plantas daninhas. “O arroz, como qualquer cultura agrícola, está sujeito a uma série de fatores do ambiente que influenciam o rendimento, qualidade e custo de produção. Queremos apresentar alternativas para o controle e adoção de certas práticas que evitem perdas de produção”, afirma.

Tanalu Garcia Simões, assessora da Secretaria de Agricultura, destaca o apoio aos produtores. “Ao longo dos anos prestamos serviços aos rizicultores com maquinários, com a patrulha mecanizada e agora esse encontro almeja envolve-los e capacitá-los com a intenção de melhorar a produtividade, ter baixo custo e aumentar a renda familiar”, conclui.

O evento é realizado pela Secretaria de Agricultura, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camboriú (Sitruc) e Cooperativa de Serviços Técnicos Agrícolas (Unitagri).

Sair da versão mobile