• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Audiência Pública sobre Parklets teve manifestação favorável da população

Parklets foram tema de audiência pública na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

audiencia parklets
Raquel Sander / Divulgação CVBC

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú promoveu, através do gabinete do vereador André Meirinho (PP), uma audiência pública na noite da última segunda-feira (14) sobre o Projeto de Lei 169/2017, de autoria do parlamentar, que regulamenta a instalação e utilização de Parklets na cidade.

Semelhantes a miniparques, os Parklets são espaços de convivência que ocupam vagas de estacionamento em vias públicas pré-definidas, contemplando floreiras, bancos, mesas, lixeiras, paraciclos, entre outros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com o projeto de lei, os Parklets seriam propostos e mantidos por pessoas físicas e jurídicas, em vias que tenham velocidade máxima de 40km/h, com o objetivo de “ampliar a oferta de espaços públicos, promover a convivência na rua, estimular processos participativos, incentivar transportes não motorizados e criar um novo cenário para as ruas do município”.

A mesa de honra do evento foi composta por Meirinho; pela secretária municipal de Planejamento Urbano, Adeltraut Zoschke Schappo; pelo diretor de Trânsito do Fundo Municipal de Trânsito (FUMTRAN), Carlos Santi; pelo arquiteto Juliano Righetto Ribas; e pelas professoras dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Avantis, Carla Rafaela Ebel, e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Alessandra Devitte. Também esteve presente o vereador Leonardo Piruka (PP), além da comunidade interessada.

 

O Vereador André Meirinho abriu a audiência fazendo as considerações gerais dos objetivos do debate e sobre as possibilidades e a importância da implantação dos Parklets em Balneário Camboriú. Na sequência, o assessor de gabinete, Elvis Roni Bucior, fez a apresentação do Projeto de Lei, possibilitando assim que todos os participantes conhecessem integralmente a iniciativa.

O arquiteto Juliano Ribas contribuiu com uma apresentação mostrando alguns pontos fortes de possuir os parklets espalhados pela cidade, ressaltando a falta de lugares para sentar e descansar entre uma quadra e outra em Balneário Camboriú.

Contribuíram com o debate o Vereador Leonardo Piruka (PP), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Polícia Militar, Guarda Municipal, Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú, professores e acadêmicos de arquitetura e urbanismo da Avantis, Univali e Unisociesc e a comunidade em geral.

Dentre as sugestões da comunidade destaca-se a importância dos Parklets serem fixados de forma permanente e não móvel como previsto no projeto, possuir uma porcentagem mínima obrigatória de arborização e que respeitem algumas questões de segurança como iluminação e materiais adequados que não ofereçam perigo.

Participaram da audiência mais de 70 pessoas e ao final dela foram questionados e a grande maioria se declarou favorável à proposta de regulamentação da instalação e utilização dos parklets em Balneário Camboriú.

O projeto continua tramitando nas comissões do legislativo e as sugestões apontadas pela comunidade serão levadas em considerações nos estudos e elaboração do projeto final.

Confira como foi a audiência pública:

Click CamboriúNotíciasAudiência Pública sobre Parklets teve manifestação favorável da população
PUBLICIDADE

Últimas notícias