• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Audiência Pública debaterá regulamentação de Parklets em Balneário Camboriú

Espaços de convivência ocupariam vagas de estacionamento em vias públicas

parklet
Imagem ilustrativa

A comunidade está convidada a debater em Audiência Pública o Projeto de Lei de autoria do Vereador André Meirinho que regulamenta a instalação e utilização de Parklets, espaços públicos de convivência em Balneário Camboriú. Projeto esse, que foi protocolado atendendo sugestões da própria comunidade. A Audiência Pública será realizada na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú na segunda-feira, dia 14, às 19h.

Semelhantes a miniparques, estes espaços ocupam vagas de estacionamento em vias públicas pré-definidas, contemplando floreiras, bancos, mesas, lixeiras, paraciclos, entre outros. Com a iniciativa, pode-se ampliar a oferta de espaços públicos, promover a convivência na rua, estimular processos participativos, incentivar transportes não motorizados e criar um novo cenário para as ruas do município.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O parklet foi criado na cidade de São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, em 2005. A iniciativa surgiu em meio ao Parking Day, evento em que se debateu a importância da conscientização do uso do automóvel em relação à sustentabilidade e a utilização de espaços públicos pelas pessoas.

De acordo com a proposta, pessoas físicas ou jurídicas podem protocolar seus pedidos de autorização para instalação em vias a serem definidas pelo executivo. Os custos de instalação, manutenção e retirada são de responsabilidade do proponente. Os projetos deverão seguir regras específicas, como a ocupação de no máximo duas vagas e a utilização obrigatória de materiais recicláveis ou madeiras certificadas, por exemplo.

“Em uma cidade como Balneário Camboriú, que possui poucas praças e áreas verdes urbanas, os parklets serão uma nova opção de espaço público de convivência e lazer para atender os moradores, turistas e frequentadores do local onde será instalado. Enquanto o carro passa a maior parte do dia estacionado, o espaço pode ser usado por pedestres e ciclistas, sendo certamente um investimento de infraestrutura, mobilidade urbana e de qualidade de vida para a população”, justificou o vereador autor do projeto.

Click CamboriúNotíciasAudiência Pública debaterá regulamentação de Parklets em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias