• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Indicado para assumir o Semasa, Erico Laurentino é sabatinado na Câmara

Após a arguição pública, nome foi aprovado para assumir a direção-geral da autarquia

Erico Laurentino é sabatinado na Câmara
Divulgação

A Câmara de Vereadores de Itajaí realizou nesta quinta-feira (19) a arguição pública de Erico Laurentino Sobrinho, indicado pelo prefeito Volnei Morastoni a assumir a direção-geral do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa). Após responder perguntas feitas pelos vereadores por aproximadamente uma hora, Erico teve o nome aprovado para o cargo.

Na sua fala inicial, Laurentino contou um pouco de sua trajetória profissional, especialmente sobre os cargos públicos que ocupou, sendo eles eletivos ou não. No atual governo municipal Erico atuou como secretário municipal de Fazenda.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O vereador Tonho da Grade (PP) questionou sobre o processo que agricultores do bairro São Roque movem desde que foram atingidos pela barragem do Semasa, quando esta foi construída, e que estende até hoje. Laurentino se propôs a receber uma comissão de agricultores e afirmou que irá se informar a fundo sobre o andamento do processo para poder atendê-los da melhor forma.

Já o vereador Rubens Pacheco (PPS) questionou qual o principal desafio para o diretor-geral do Semasa. Laurentino afirmou que o Semasa tem dois grandes desafios: a qualidade da água distribuída e investimentos em obras de esgoto sanitário, o saneamento básico.

O vereador Rubens Angioletti (PSB) fez uma lembrança do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Semasa para incrementar as ligações de esgoto das residências, bem como, atender o interior de Itajaí com ligação de fossas, de filtros e sumidouros nos locais que ainda não possuem. Além disso, pediu uma atenção especial para solucionar os casos de consumidores que pagam pela água suja que passa pelo hidrômetro. Sobre a água suja, Laurentino afirmou que já vem pesquisando o tema com técnicos da área e acredita que em breve já terá uma forma de resolver esta situação.

Fernando Pegorini (PP) levantou a questão socioambiental, dando como exemplo a reserva de 2% do orçamento da autarquia para ações voltadas a recursos hídricos e recuperação de margens de rios, como é feito em cidades vizinhas, e se o postulante ao cargo tem a intenção de fazer investimentos semelhantes. Erico Laurentino se comprometeu a tratar do assunto com os técnicos do Semasa e a enviar, em breve, à Câmara uma proposta de legislação neste sentido.

Após a arguição, a indicação de Erico Laurentino foi colocada em votação e aprovada por unanimidade dos vereadores presentes.

A Lei Orgânica do Município determina como competência exclusiva da Câmara a aprovação prévia, após sabatina realizada pelos vereadores, a escolha de superintendente do Porto de Itajaí e diretor-geral do Semasa. O objetivo é garantir que os indicados aos cargos estejam tecnicamente aptos a assumi-los.

Click CamboriúNotíciasIndicado para assumir o Semasa, Erico Laurentino é sabatinado na Câmara
PUBLICIDADE

Últimas notícias