• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Segunda-feira começam as vistorias das vans escolares de Itajaí

Inspeção é obrigatória para exercício regular do transporte de passageiros

vistoria em vans itajaí
(Divulgação)

A partir de segunda-feira (05), a Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) e a Secretaria Municipal de Urbanismo iniciarão as vistorias das vans escolares que prestam serviço no município. O trabalho será realizado até sexta-feira (09) das 13h30 às 18h30, por ordem de chegada. Os proprietários dos veículos devem pagar a taxa de vistoria no valor de R$ 16,74.

As vistorias serão realizadas na sede da Codetran, localizada na rua Blumenau, 1500, na Barra do Rio. Os pais ou responsáveis devem ficar atentos à regularidade dos veículos de transporte escolar, pois é obrigatório que as vans tenham o selo de vistoria. O órgão de trânsito reforça que transportar passageiros sem a inspeção é considerada uma infração grave e sem os itens de segurança, gravíssima.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os proprietários das vans devem retirar a taxa de vistoria na Praça do Cidadão, no piso térreo da Prefeitura de Itajaí, e efetuar o pagamento no valor de R$ 16,74. Para emitir a taxa é necessário apresentar cópia dos seguintes documentos: CNH; documento e seguro do carro; certificado do curso Senat; certidão criminal; e identidade da monitora que acompanhará as vans.

No processo de vistoria são analisadas as seguintes documentações: alvará válido; comprovante de residência atualizado; habilitação categoria “D” ou “E”; curso SEST / SENAT dentro da validade; atestado de bons antecedentes atualizado; documento do veículo; apólice de seguro com comprovante de pagamento; inspeção veicular (para veículos acima de 10 anos); certificado de tacógrafo (INMETRO) dentro da validade; RG e CPF do monitor; comprovante de pagamento da taxa da vistoria e do licenciamento para transporte escolar.

São avaliadas também, as condições de conservação do veículo, como as faixas laterais e traseiras, extintor de incêndio, lanternas dianteiras, traseiras e superiores, cintos de segurança, forração interna, sinalização sonora e pneus.

O diretor de fiscalização, Eduardo Teodoro Pereira, ressalta a importância da inspeção. “Ao transportar os estudantes, os condutores devem estar cientes de que estão lidando com vidas. Passar pelas vistorias é uma forma de manter essas vidas em segurança”, destaca.

Click CamboriúNotíciasSegunda-feira começam as vistorias das vans escolares de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias