• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Secretaria da Pessoa Idosa inicia projeto ‘Reciclando em Balneário Camboriú’

A partir de agora, os idosos que participam das atividades da pasta vão começar a armazenar e separar embalagens plásticas que serão vendidas às empresas

Pessoa Idosa Projeto de Reciclagem 01 02 18 Foto Kattiúcia Villain 25
Divulgação

Preservar o meio ambiente, essa é a principal ideia do projeto piloto “Reciclando em Balneário Camboriú” iniciado nesta quinta-feira (1º) pela Secretaria da Pessoa Idosa em parceria com duas empresas de reciclagem. A partir de agora, os idosos que participam das atividades da pasta vão começar a armazenar e separar embalagens plásticas que serão vendidas às empresas e transformadas em matérias primas recicladas.

Para isso foram deixadas, pelas empresas, 10 “bags”, com capacidade para 1.000 kg em cada, onde os idosos armazenarão embalagens como garrafas pets, embalagens plásticas de produtos de limpeza, de margarina, entre outras, que serão recicladas e usadas pela indústria plástica como material primário, ou ainda, misturados às matérias primas virgens para a produção de produtos como banheiras de bebês, playground, mangueiras de jardim, cordas, vassouras e cabides.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo a secretária da Pessoa Idosa, Christina Barichello, com o dinheiro arrecadado na venda dos materiais os idosos vão fazer uma viagem de cruzeiro. “Cuidar do meio ambiente e ainda por cima garantir uma viagem para eles é uma forma de unir o útil ao agradável. Nosso objetivo é começar esse trabalho aqui na Secretaria, mas também expandir para outros setores da Prefeitura e empresas privadas”, explicou.

Para a responsável pela empresa KM Polímeros, Kátia Maraschi, essa ação será de grande importância. “Os idosos querem contribuir com o meio ambiente e essa separação eles já fazem em casa e agora vão trazer para Secretaria. Esperamos que eles façam um bom trabalho, que essa parceria dê certo pois beneficiará a todos”, comentou. De acordo com o responsável pela Plast Censi, Nivaldo Censi, todo material arrecadado pelos idosos será levado para empresa dele. “Esses materiais vão ser levados para reciclar e transformados em matéria prima para o produto final. Estávamos tentando fazer esse projeto para centralizar a coleta, é um trabalho de formiguinha, mas que vai dar certo”, disse.

Quem gostou da iniciativa foi Jeane Shimidt. Empolgada, a idosa vai mobilizar os vizinhos do prédio para também separarem o material, que será reciclado. “É fantástico, um projeto muito bem pensado. Vamos trabalhar com pessoas que já têm essa organização, então agora é fazermos a nossa parte. Além da viagem, a maior vantagem desse projeto é cuidar do meio ambiente para os nossos netos e futuras gerações”, contou.

Quem desejar aderir ao projeto “Reciclando em Balneário Camboriú” e quiser deixar os produtos plásticos separados em suas residências é só ir até a Secretaria da Pessoa Idosa, localizada na Rua 1822, nº 614 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h. Antes a Secretaria da Pessoa Idosa já fazia a separação do lixo reciclável e orgânico, e enviava para a Coleta Seletiva.

Click CamboriúNotíciasSecretaria da Pessoa Idosa inicia projeto 'Reciclando em Balneário Camboriú'
PUBLICIDADE

Últimas notícias