Click Camboriú Notícias PROCONBC alerta comerciantes sobre venda irregular de materiais de proteção ao consumidor

PROCONBC alerta comerciantes sobre venda irregular de materiais de proteção ao consumidor

Para evitar que comerciantes sofram danos, o programa faz um alerta para a prevenção dessas ações

Divulgação
PROCON Foto Arquivo Comunicação 1
Divulgação

Alguns vendedores ambulantes têm visitado comércios de Balneário Camboriú e impondo que os proprietários façam a compra de materiais obrigatórios do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/BC). Na última semana, um comerciante registrou denúncia de que havia sido coagido a comprar adesivos, cartazes informativos e até mesmo o Código de Defesa do Consumidor. A vítima informou ao órgão que o ambulante ameaçou multá-lo caso não obedecesse a “ordem”. Para evitar que comerciantes sofram danos, o programa faz um alerta para a prevenção dessas ações.

“O Departamento de Fiscalização do Procon não age dessa forma. Inicialmente, todos os fiscais estão identificados por crachá com foto oficial e em hipótese alguma comercializam qualquer tipo de material”, esclareceu a fiscal de Relações de Consumo do PROCON/BC, Andressa de Abreu Lins da Silva. É importante lembrar que tanto adesivos quanto cartazes informativos e até mesmo o Código de Defesa do Consumidor são distribuídos pelo Procon de forma gratuita, já que ter acesso à informação é um direito do consumidor e do comerciante. Os fiscais do programa usam sempre uma camiseta com a logo do órgão e da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, acompanhado de um crachá de identificação com foto e matrícula de cada fiscal.

Caso o comerciante se depare com uma situação como a que foi denunciada, é recomendado ligar imediatamente para a Guarda Municipal (153), Polícia Militar (190) ou no Procon nos telefones 151, (47) 3366-6144 e (47) 3367-0619. O Procon fica na Rua 2000, nº 856 – entre a 3ª e 4ª Avenidas – Centro.

Sair da versão mobile