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Profissionais da educação de BC participam de encontro sobre Inteligência Emocional

Além de aprenderem os conceitos de inteligência emocional, os profissionais da educação participaram de interações.

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Divulgação

O ano letivo dos profissionais da educação de Balneário Camboriú encerrou nesta sexta-feira (15) com um encontro que reuniu cerca de 1800 profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O tema foi “Inteligência Emocional”, ministrado pela psicóloga Mariana de Azevedo, que possui formação em Mindfulness para Educação pelo Mindful School, dos Estados Unidos.

Inteligência emocional é um conceito na psicologia, criado pelo psicólogo americano Daniel Goleman, que caracteriza o indivíduo capaz de identificar seus sentimentos e emoções com mais facilidade. O tema é cada vez mais utilizado na educação, com o objetivo de desenvolver nos estudantes, desde o ensino infantil, habilidades socioemocionais para que eles aprendam a conhecer suas próprias emoções e a maneira adequada de lidar com elas.

“A gente prepara os alunos para conhecerem os seus sentimentos e o do outro, evitando conflitos, diminuindo a ansiedade, a impulsividade, trabalhando o respeito e a cultura da paz que é um dos nossos objetivos. Mas a inteligência emocional vai ainda mais além, ajuda no aprendizado, na memorização, na concentração”, disse a secretária de Educação, Rosangela Percegona Borba.

Além de aprenderem os conceitos de inteligência emocional, os profissionais da educação participaram de interações. Em todas as poltronas do auditório foram colados desenhos com palavras de incentivo e gratidão feitas pelos alunos da Rede Municipal.

Segundo a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, Marinez Ribeiro Pereira, os estudos recentes na área de habilidades psicológicas e sociais apontam para uma importância cada vez maior do desenvolvimento de habilidades no repertório de comportamentos sociais e psicológicos dos profissionais da educação.

“Esses desenvolvimentos são possíveis através do treinamento em habilidades psicológicas que incluem: inteligência emocional, atenção plena para educação, redução de estresse, estratégias de enfrentamento, psico educação no modelo cognitivo-comportamental e resiliência”, comentou.


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