• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeitura segue com exumações no Cemitério da Barra

Até o momento, cinco gavetas com 10 restos mortais foram preenchidas no ossário

Cemitério Kattiúcia Villain 18 10 2017 25
Divulgação

Desde outubro, os restos mortais em túmulos abandonados do Cemitério Municipal da Barra, em Balneário Camboriú estão sendo exumados pela Secretaria de Gestão Administrativa. Semanalmente, é divulgado em jornal de circulação diária um edital de convocação para os proprietários dos túmulos regularizarem os lotes junto ao Município. Nesta semana, mais de 40 pessoas foram convocadas a atualizar os dados, quitar débitos ou manter a conservação dos sepulcros.

Segundo a diretora de Patrimônio, Claudineia da Costa Wolff, primeiro é enviado um Aviso de Recebimento (AR) individual e caso a pessoa não receba é publicado um edital de convocação no jornal. “Todos os proprietários são comunicados para se regularizarem em três quesitos: inadimplência, atualização dos cadastros e conservação dos túmulos, mas só serão exumados os terrenos que estão abandonados”, explicou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para abrigar os restos mortais foi construído um ossário, que irá resolver momentaneamente o problema de falta de espaço no local até a construção de um minicemitério vertical, que está prevista para 2018. Até o momento, cinco gavetas com 10 restos mortais foram preenchidas no ossário. Para fazer a exumação, a Prefeitura desde o início do ano está fazendo o levantamento dos túmulos e notificando os responsáveis pelos lotes. Os que não se adequarem terão o espaço revertido ao patrimônio do município e os restos mortais colocados no ossário.

A diretora comentou ainda que muitas pessoas estão indo até o cemitério regularizar a situação dos lotes. “Algumas pessoas vieram regularizar, outras solicitaram exumação e levaram os restos mortais para outras cidades ou colocaram em outras sepulturas no próprio cemitério. Também tivemos o caso do Lar dos Idosos, que possui nove túmulos para idosos necessitados, sete vão ser liberados para o Município e eles ficarão com apenas dois lotes. Desses sete serão retirados 16 restos mortais, ocupando oito gavetas do ossuário”, comentou.

As exumações são acompanhadas pela Comissão de Levantamento do Cemitério. O ossário tem tampas de granito e em breve serão identificados com nome, data de nascimento e falecimento. Além disso, os restos mortais também são identificados dentro do ossário. Atualmente, o cemitério possui cerca de 3.100 sepulcros e 99 % da capacidade do local está sendo utilizada.

Além de muitos túmulos abandonados, no local também estão muitos lotes com débitos, apesar de a anuidade ser de apenas R$ 26,75. A atualização dos dados cadastrais e a regularização devem ser feitas na secretaria do Cemitério, localizado na Rua Jardim da Saudade, s/nº – Barra. Os proprietários devem levar RG, CPF e comprovante de residência.

Click CamboriúNotíciasPrefeitura segue com exumações no Cemitério da Barra
PUBLICIDADE

Últimas notícias