• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Observatório Social de BC vai monitorar atuação dos Conselhos Municipais

Além disso, o Observatório que ajudar a fortalecer a participação da sociedade civil organizada nessas entidades

OSBC vai monitorar atuação dos Conselhos Municipais 2
OSBC vai monitorar atuação dos Conselhos Municipais. (Divulgação)

Atividades e reuniões dos 26 Conselhos Municipais de Balneário Camboriú passarão a ser acompanhadas de perto por integrantes do Observatório Social da cidade (OSBC). O objetivo é monitorar a formulação de políticas públicas, a definição de ações prioritárias, captação, administração e aplicação dos recursos públicos nas mais diversas áreas como saúde, educação, criança e adolescente e assistência social, por exemplo. Além disso, o Observatório que ajudar a fortalecer a participação da sociedade civil organizada nessas entidades.

“Os conselhos de políticas públicas existem para concretizar a participação da sociedade nas decisões de governo. Infelizmente, muitas pessoas não conhecem ou não entendem sua importância para a democracia e nem sabem que podem participar. Acompanhar o que é decidido ali, é saber de antemão o que vai acontecer em áreas prioritárias da nossa cidade”, explicou o presidente do Observatório Social de Balneário Camboriú, Estácio Santos Pereira Filho.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A participação mais próxima do OSBC foi definida depois de uma reunião dos conselheiros com a diretora da Casa dos Conselhos da cidade, Ketlin da Rosa Talevi. Segundo ela, a participação da sociedade é essencial para a melhoria das políticas e dos serviços públicos. “A união da sociedade civil, sua atuação e controle social é o que fará evoluirmos nos serviços públicos. O nome do Observatório não é à toa, ele tem a responsabilidade de olhar, ver e acompanhar os gastos públicos. São voluntários que estão dispostos a fazer uma construção coletiva e que inclusive farão o acompanhamento e a observação da atuação dos conselhos municipais”, disse a diretora.

Segundo o presidente do OSBC, o nome dos conselheiros voluntários que acompanharão os conselhos já está definido e, em um primeiro momento, os conselhos de Saúde, Educação e Assistência Social serão priorizados. “São Conselhos que definem políticas essenciais e que lidam com um montante expressivo de verbas públicas que queremos acompanhar de perto”, disse Pereira Filho.

Click CamboriúNotíciasObservatório Social de BC vai monitorar atuação dos Conselhos Municipais
PUBLICIDADE

Últimas notícias