• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Prefeitura de Balneário Camboriú segue notificando donos de terrenos baldios

Dos muitos terrenos baldios na cidade, 350 receberam notificação em 2017

TERRENOS BALDIOS SECRETARIA DE OBRAS 2
Divulgação

O processo de notificação aos proprietários de terrenos baldios sujos, em Balneário Camboriú, é contínuo e vem dando resultados positivos. Dos muitos terrenos baldios na cidade, 350 receberam notificação em 2017; e, em resposta, 250 já foram limpos pelo proprietário. A ação é feita pela Secretaria de Obras que determina a limpeza dos terrenos notificados e não atendidos, mediante cobrança de multa.

Após detectar os terrenos sujos, com mato alto, lixos e objetos em seu interior; através de inspeções diárias nos bairros e centro da cidade, a Secretaria de Obras notifica o proprietário via correio, por correspondência registrada (A.R.), dando-lhe o prazo de 30 dias para a limpeza. Caso não haja manifestação por parte do proprietário dentro desse prazo; ou ainda o proprietário não seja encontrado no endereço indicado no sistema da Prefeitura; a notificação é publicada em edital, em jornal de circulação local, concedendo-lhe mais 15 dias para o cumprimento do dever. Só após o cumprimento desse último prazo, a Secretaria de Obras limpa o terreno e cobra a multa ao proprietário, incorporando-a em dívida ativa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para o secretário de Obras e Planejamento do Município, engenheiro Edson Kratz, terrenos sujos em bairros e Centro da cidade trazem graves problemas de saúde e social. “Além de tornar-se um local propício à criação de bichos nocivos à sociedade, esses terrenos são esconderijos fáceis para marginais. Sabemos que a imensa maioria dos moradores de Balneário Camboriú cuida da cidade. Estamos combatendo, na verdade, uma minoria, inclusive os especuladores imobiliários que, muitas vezes, adquirem os terrenos e os deixam abandonados”, salienta ele.

Todo esse processo é baseado na lei municipal 861 de 1989, que estipula, em seu artigo 17, a aplicação de multa no valor de 0,02 UFM – Unidade Fiscal Municipal, por metro quadrado do imóvel, que corresponde a R$ 5,35. Em um terreno com 300 m², por exemplo, a multa será de R$ 1.605,00. O coordenador da Secretaria de Obras, responsável pelo processo, Reginaldo Souza Júnior, conta que além de verificar o mato e a sujeira dos terrenos durante as inspeções, são registrados outros itens como muro e calçada. Essas últimas informações são encaminhadas ao Departamento de Fiscalização da Secretaria de Planejamento.

Click CamboriúNotíciasPrefeitura de Balneário Camboriú segue notificando donos de terrenos baldios
PUBLICIDADE

Últimas notícias