Click Camboriú Notícias Moradores de Camboriú com doenças graves podem pedir isenção do pagamento do...

Moradores de Camboriú com doenças graves podem pedir isenção do pagamento do IPTU

Lei de autoria da vereadora Jane Stefenn (Rede) foi sancionada e coloca Camboriú ao lado de cidades como Rio e São Paulo que concedem benefício similar

Arquivo
IPTU camboriu
Arquivo

Moradores de Camboriú que sofrem de câncer, parkinson, alzheimer, paralisia irreversível e esclerose seja múltipla ou lateral amiotrófica podem pedir isenção do pagamento do IPTU do imóvel que moram na cidade desde que comprovem rendimento de até três salários mínimos. O projeto de lei 16/2017 de autoria da vereadora Jane Stefenn (Rede) foi sancionado pelo prefeito Élcio Kuhnen (PMDB) no fim de setembro e agora é lei na cidade sob o número 3007/2007.

“Camboriú se junta a cidades brasileiras como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Teresina (PI) que oferecem o benefício da isenção do IPTU a pacientes com câncer e outras doenças graves”, disse Jane.

Segundo o projeto, a isenção do IPTU será concedida para um único imóvel desde que o portador da doença comprove que seja o dono ou dependente do proprietário e que seja utilizado exclusivamente como sua residência. Além disso e da comprovação de renda de até três salários, quem quiser ser beneficiado pela lei terá que apresentar outros documentos como atestado médico onde haja o diagnóstico da doença, estágio clínico atual e carimbo com nome e número do registro no Conselho Regional de Medicina.

“Sabemos que essas doenças acarretam, além de toda a dificuldade emocional, gastos expressivos. Por isso, queremos que essas pessoas possam usar o valor do pagamento do IPTU para custeio do próprio tratamento ou em suas necessidades básicas”, justificou a vereadora.

Para conseguir o benefício para o ano fiscal seguinte, o pedido deve ser feito na Prefeitura de Camboriú sempre até o último dia útil de dezembro. Em caso de cura ou falecimento do requerente, o benefício será suspenso.

Sair da versão mobile