• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vigilância Sanitária de Itajaí retoma fiscalização noturna de estabelecimentos

Desde junho, fiscais estão fazendo inspeções de restaurantes, lanchonetes, casas noturnas, bares, food trucks e ambulantes

Vigilância Sanitária itajai
Divulgação

A Diretoria de Vigilância Sanitária de Itajaí retomou, no mês passado, as fiscalizações noturnas em estabelecimentos que manipulam alimentos, como restaurantes, lanchonetes, casas noturnas, bares, quiosques, food trucks e ambulantes. As inspeções têm o objetivo de assegurar que o consumidor tenha mais segurança e qualidade no consumo de produtos fornecidos por esses comércios.

De acordo com a diretora de Vigilância Sanitária, Christiane Lazzaris, a fiscalização sanitária noturna estava desativada desde 2010, o que ocasionava um alto índice de denúncias relacionadas às condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e manipuladores de alimentos. “Agora uma dupla de fiscais sanitaristas orienta os proprietários e funcionários a regularizarem as situações que estão em desacordo com a legislação”, pontua.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Christiane explica ainda que os fiscais verificam a presença do alvará sanitário no estabelecimento, higiene do local e dos funcionários (utilização de touca, uniforme, sapato fechado, etc.), armazenamento dos alimentos, prazo de validade e temperatura dos produtos, limpeza, descarte adequado do lixo e verificação da carteira de saúde dos manipuladores de alimento.

Além disso, as inspeções noturnas proporcionaram maior efetividade na fiscalização de denúncias, já que muitos estabelecimentos só atuam na parte da noite. Desde que as inspeções noturnas foram retomadas, em junho, os fiscais já abordaram 44 estabelecimentos, sendo que cerca de 40% deles não possuíam o alvará sanitário.

Click CamboriúNotíciasVigilância Sanitária de Itajaí retoma fiscalização noturna de estabelecimentos
PUBLICIDADE

Últimas notícias