• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Programa Odonto Baby comemora 20 anos em Balneário Camboriú

Na ocasião foram apresentadas ainda as novas iniciativas desta ação

20 anos Odonto Baby 28 07 17 Foto Joilma Nunes 18 Copy
Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (28), foram celebrados os 20 anos do Programa Odonto Baby, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Balneário Camboriú. Como em toda comemoração de aniversário teve bolo e parabéns para festejar a data e os serviços de educação e prevenção à saúde bucal, oferecidos pelo programa às crianças da cidade desde 1997.

Os primeiros pacientes a integrar o programa com apenas quatro meses de idade, os jovens Mariana Barreto e Oliver Pither, ambos com 20 anos, fizeram juntos o corte do bolo. “Eu aprendi desde muito cedo a ter os cuidados necessários para evitar problemas nos dentes e a ingerir alimentos saudáveis”, comenta Oliver ao lado de sua orgulhosa mãe Eliana Schlemper, que o levou para o programa. Já Mariana Barreto conta que ter participado dessa iniciativa desde bebê garantiu o sorriso que ela tem hoje. “Graças ao Odonto Baby nunca tive cáries”, falou. Os jovens participaram dos depoimentos filmados em um vídeo institucional do programa, que foi exibido na solenidade contando a história dos atendimentos do Odonto Baby.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A dentista responsável pelo atendimento do programa no CEO e também uma das idealizadoras dele, Zuleide Pezzini, acompanhou todo o trabalho realizado e as mudanças sofridas ao longo de todo esse período. “Estou há 19 anos e meio no Odonto Baby que teve uma efetiva continuidade no serviço. O principal objetivo desse trabalho é a prevenção que já está bastante caracterizada como necessário e extremamente eficiente para que as crianças tenham uma saúde bucal de qualidade”, explica a profissional. Ela foi homenageada com o recebimento de um certificado de agradecimento pelos anos de serviços prestados no programa ao município.

Na ocasião foram apresentadas ainda as novas iniciativas desta ação. De acordo com a odontopediatra Patrícia Ardigó, que faz o atendimento às crianças nos NEIs municipais, uma das propostas do Odonto Baby é buscar maior integração entre todas as unidades de saúde e também as da educação. Para divulgar ainda mais o programa, um banner, uma cartilha com instruções de higiene bucal e um informativo de como aderir ao programa serão disponibilizados nas unidades de saúde. O Programa Odonto Baby atende crianças de zero a seis anos de idade. Com o objetivo de dar continuidade no trabalho foi apresentado o Programa “Odonto Teen”, que está em fase de instalação e atenderá crianças acima dos seis anos.

Estiveram presentes no evento, representantes da Secretaria de Saúde, o secretário Jorge Teixeira, a gestora do Fundo Municipal Ionice Amaral, a diretora de Divisão Andressa Hadad, o presidente da Câmara de Vereadores Roberto Souza Júnior e os vereadores Moacir Schmidt, Pedro Francez, Arlindo Cruz e Juliethe Nitz.

Sobre o programa

O programa visa promover e manter a saúde bucal do bebê desde o seu nascimento. A criança é acompanhada até os 6 anos de idade, com consultas garantidas de três em três meses sem necessidade de pegar ficha. Aproximadamente oito mil crianças são atendidas pelo programa. No CEO, os atendimentos são feitos pela odontopediatra Zuleide Pezzini e nos NEIs os atendimentos são feitos pelas odontopediatras Patrícia Ardigó e Lucivânia Castagnotto.

Para participar do programa, a criança deverá ser inscrita desde seu nascimento, com limite até os dois anos em meio. Após esta idade ela não poderá mais ser inserida no programa. O agendamento inicial é feito através de uma única reunião dos pais com a dentista. A partir deste encontro, a criança terá a carteirinha do programa com a data agendada para a primeira consulta. A inscrição é feita no CEO, situado na Rua Ceará, s/nº, entre as ruas São Paulo e Pernambuco, no Bairro dos Estados. Mais informações no (47) 3261-3500.

Click CamboriúNotíciasPrograma Odonto Baby comemora 20 anos em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias