Click Camboriú Notícias Plantão da Vigilância Sanitária vistoria mais de 600 restaurantes e bares em...

Plantão da Vigilância Sanitária vistoria mais de 600 restaurantes e bares em Balneário Camboriú

Desse número, 360 estão com o alvará em dia, 235 foram intimados, 79 receberam infração e dois foram interditados

Divulgação
VIGILÂNCIA DIVULGAÇÃO
Divulgação

O setor de alimentos da Vigilância Sanitária de Balneário Camboriú está realizando durante os finais de semana vistorias em restaurantes e bares da cidade. Em três meses, 622 estabelecimentos na área de alimentos e bebidas foram vistoriados. Desse número, 360 estão com o alvará em dia, 235 foram intimados, 79 receberam infração e dois foram interditados.

A ação está sendo intensificada para fiscalizar a renovação de Alvará Sanitário e Alvará Sanitário Inicial. Entre as irregularidades encontradas nos estabelecimentos estão a manipulação de alimentos em áreas sem condições higiênico-sanitárias, produtos vencidos e/ou sem procedência, bem como alimentos perecíveis mantidos em temperatura ambiente (descongelamento) ou fora da temperatura adequada.

“Encontramos situações bem graves durante as fiscalizações. Em casos como esses, a equipe de fiscalização cumpre com o dever de proteger a saúde da população, lavrando documentos necessários para formalizar cada irregularidade, considerando prazos de acordo com os riscos observados, ou iniciando o Processo Administrativo Sanitário ou, ainda, levantando Medidas Cautelares de apreensão e inutilização de produtos, interdição de estabelecimentos ou o afastamento dos colaboradores que não seguem os preceitos de higiene previstos em Lei”, comentou a diretora da Vigilância Sanitária, Jeanine Gamborgi Ramos.

De acordo com o diretor do Setor de Alimentos da Vigilância Sanitária, Danilo Dumps Santos a maioria dos estabelecimentos notificados já se regularizaram. “Os locais que antes estavam sem condições de higiene hoje estão se mantendo em dia com a limpeza. Daí a importância da inspeção sanitária”, disse o diretor.

Conforme a diretora é importante que os consumidores se sirvam de estabelecimentos licenciados pela Vigilância Sanitária e que estejam com o Alvará Sanitário dentro do prazo de validade. “Muitos alimentos são comercializados informalmente por ambulantes que passam nas portas dos estabelecimentos, de forma precária, sem nenhuma vistoria sanitária nos locais onde a produção desses alimentos é realizada ou sobre seu transporte”, finalizou.

Os interessados em trabalhar na área de alimentos e bebidas podem ter mais informações pelo (47) 3261-6256 ou na Divisão de Vigilância Sanitária, que está localizada na Rua 1500, nº 1100, no primeiro piso do Posto de Saúde Central.

Sair da versão mobile