• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Ministério das Cidades entrega estudo sobre áreas de risco em Camboriú

Camboriú foi um dos 16 municípios de Santa Catarina contemplados com as Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização Frente aos Desastres Naturais, desenvolvidas em parceria com a UFSC

Ministério das Cidades entrega estudo sobre áreas de risco
Divulgação

Camboriú é agora uma das 16 cidades catarinenses contempladas com um estudo que informa em detalhes as áreas do território urbano sujeitas a desastres naturais. Chamada de Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização Frente aos Desastres Naturais, a pesquisa foi feita por meio de uma parceria entre o Ministério das Cidades e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Um dos produtos dessa ampla pesquisa é um mapeamento da cidade em que é possível visualizar as áreas que correm alto, médio e baixo risco de desastres como inundações e deslizamentos de terra.

O mapeamento geotécnico de Camboriú está disponível para consulta pública no site da UFSC [http://mapgeo.cfh.ufsc.br/camboriu] e foi entregue ao prefeito Elcio Kuhnen no final de junho. “A partir do momento em que recebe a pesquisa, o Município tem a responsabilidade de considerar as informações disponíveis nesse documento sempre que agir sobre o território urbano”, explica Elcio.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para algumas secretarias municipais, como Planejamento Urbano e Defesa Civil, além da Fundação Camboriuense de Gestão e Desenvolvimento Sustentável (Fucam), o uso desse documento é estratégico. É o que explica o diretor de fiscalização da Fucam, Maurício Fernandes. “Na Fucam, vamos usar como embasamento para pareceres técnicos no processo de licenciamento ambiental de novos empreendimentos. O estudo vai informar se área tiver restrição ambiental, se tiver baixa aptidão para urbanização e sujeita a riscos”, esclarece Maurício.

Flávio Geraldo, secretário de Defesa Civil, também comenta a importância desse mapeamento para a prevenção e contenção de desastres naturais na cidade. “Nós já tínhamos um mapeamento das áreas de risco, mas este documento é mais completo porque cruza novos dados. Informações mais específicas significam mais inteligência para o trabalho da Defesa Civil”, destaca.

Para desenvolver as Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização Frente aos Desastres Naturais, os pesquisadores da UFSC e do Ministério das Cidades cruzaram informações sobre os tipos de solo, hidrografia e estabilidade de encostas existentes em Camboriú. O documento classifica o risco de desastres naturais como baixo, médio 1, médio 2 ou alto. “Esse mapeamento é útil, inclusive, para quem for adquirir ou construir um novo imóvel na cidade. De maneira muito rápida, é possível observar na internet qual o risco no local”, reforça o diretor de fiscalização Maurício Fernandes.

Click CamboriúNotíciasMinistério das Cidades entrega estudo sobre áreas de risco em Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias