• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Jovens Guarda Vidas e Bombeiros da Melhor Idade se formam na Praça Almirante Tamandaré

Ao todo, 26 jovens e 33 idosos receberam o certificado de conclusão dos cursos

MG 1533
Divulgação

Em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro, o 13º Batalhão de Bombeiros Militar realizou na tarde deste domingo, 2, a formatura da primeira turma de Jovem Guarda Vidas e Bombeiros da Melhor Idade em Balneário Camboriú. Os cursos foram ofertados com apoio da Prefeitura, por meio do Projeto Oficinas e Secretaria da Pessoa Idosa.  Ao todo, 26 jovens e 33 idosos receberam o certificado de conclusão dos cursos.

O evento, que aconteceu na Praça Almirante Tamandaré, contou com a presença de familiares e amigos dos formandos, além de autoridades, como o prefeito Fabrício Oliveira que destacou a importância dessa formação para os jovens e idosos.  “É perceptível a disciplina desses jovens e com certeza eles exercerão um papel fundamental na nossa sociedade, assim como o grupo da melhor idade, que Balneário Camboriú também  tem o privilégio de contar. Com a sabedoria , experiência, generosidade e espírito de juventude, que esses homens e mulheres tem se servir a nossa sociedade”, comentou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo o comandante geral, coronel Onir Mocelin, esse é um momento histórico para a cidade. “Como já foi falado essas são as primeiras turmas. Um curso inédito na nossa cidade. Agora, eles serão um braço do corpo de bombeiros dentro das suas casas, famílias e locais que frequentarão. Quero parabenizar a todos pela dedicação e empenho”, disse.

Para a aluna do curso, Maria Terezinha de Simas, de 64 anos, o curso foi extremamente satisfatório. “O conteúdo foi muito bom, muito importante mesmo. Aprendemos muito, e principalmente valorizamos ainda mais a profissão de bombeiro”, contou.

Sobre os cursos

O projeto Jovem Guarda Vidas, piloto em Santa Catarina, foi desenvolvido em parceria com o Projeto Oficinas, da Secretaria de Educação. As atividades ocorreram no contraturno escolar e o principal objetivo é fomentar o comportamento preventivo contra acidentes aquáticos em alunos do ensino médio e fundamento. E além disso, reduzir o número de óbitos por afogamento entre as crianças e adolescentes de Balneário Camboriú.  O curso, que iniciou em março e foi finalizado em junho, foi realizado na Praia Central.

Já o projeto Bombeiros da Melhor Idade,  tem como objetivo orientar homens e mulheres acima dos 60 anos sobre prevenção e acidentes domésticos, primeiros socorros, princípios de incêndio e proteção civil. Com foco na minimização de situações inseguras que envolvam idosos no ambiente familiar respeitando a experiência e sabedoria, além de servir como terapia ocupacional para os participantes. O curso foi realizado em parceria com a Secretaria da Pessoa Idosa e teve duração de 40h. As aulas foram ministradas na sede da secretaria, de abril a junho deste ano

Click CamboriúNotíciasJovens Guarda Vidas e Bombeiros da Melhor Idade se formam na Praça...
PUBLICIDADE

Últimas notícias