• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Gestantes da Murta realizam ultrassom ecológico e ensaio fotográfico na unidade de saúde, em Itajaí

Atividade desta quinta-feira faz parte dos grupos desenvolvidos pelas equipes da Estratégia Saúde da Família

Gestantes da Murta realizam ultrassom ecológico e ensaio fotográfico na unidade de saúde
Divulgação

Cerca de 15 gestantes viveram momentos emocionantes na tarde desta quinta-feira (27) na unidade básica de saúde da Murta. As mamães puderam realizar um ultrassom ecológico e ainda foram contempladas com um ensaio fotográfico durante o encontro de gestantes. O objetivo da ação é ampliar o vínculo das mulheres com os profissionais da unidade, valorizando também o momento da gestação.

“Gostei muito da experiência. Foi maravilhoso escutar o coração do bebê e fazer esse ultrassom”, diz a gestante Thais Tamara Maximiliano, 25 anos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A atividade foi organizada pelas duas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do posto em parceria com a enfermeira Maria Rita Bonatto Succo, que fez os ultrassons ecológicos e ensinou a técnica para as profissionais. “Esse ultrassom é uma forma lúdica de mostrar para as gestantes o que se passa dentro do seu corpo nesse período e conscientizá-las de que não é necessário fazer tantos ultrassons clínicos ao longo da gestação, diminuindo a emissão de raios sobre os bebês”, pontua.

Para realizar a pintura, a enfermeira escuta o coração do bebê com um equipamento e, em seguida, faz a apalpação para ver exatamente a posição da criança e depois desenhá-la na barriga da mãe. “Eu estou amando, foi uma surpresa que a equipe fez para a gente”, conta a gestante Fabiana da Silva Kunzler, 31 anos.

Grávida de gêmeos, Fabiana explica que faz o pré-natal na unidade de saúde e no Crescem, além de participar dos encontros de gestantes. “Eu gosto bastante, é sempre bem interessante. A gente aprende várias coisas e a equipe é bem atenciosa”, relata. Após o ultrassom, as mamães fizeram um ensaio fotográfico com Robson Souza, da Girassol Fotografia, que semestralmente contribui voluntariamente fotografando momentos importantes em família.

Os grupos de gestantes ocorrem mensalmente na unidade de saúde. Nos encontros, as mamães recebem orientações sobre sexualidade, amamentação, higiene bucal do bebê, primeiros cuidados, entre outras informações. Nesta quinta-feira, as mamães concluíram o primeiro módulo do curso.

“Essas atividades ampliam o vínculo da unidade de saúde com as famílias, proporcionando às gestantes orientações sobre saúde do bebê e da mulher, além de valorizar o período gestacional e fazer com que se sintam mais bonitas”, explica a enfermeira da ESF, Niusa Lucas.

Após a atividade, as gestantes também puderam participar de uma confraternização com sorteio de brindes e entrega dos diplomas de conclusão do primeiro módulo do curso. Os familiares, como esposos, filhos e avós, também compareceram a unidade para acompanhar a mamãe.

“Essa é minha terceira gestação, já fiz o pré-natal particular e o médico foi negligente. Aqui no posto de saúde é nota 10 e ainda podemos participar de um evento desses, é uma oportunidade muito boa, porque nem todas têm condições de fazer fotos da gravidez”, comenta Silvana Santana, 34 anos.

Click CamboriúNotíciasGestantes da Murta realizam ultrassom ecológico e ensaio fotográfico na unidade de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias