• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Funservir disponibilizará curso de gestante para servidoras municipais de BC

Curso será de orientação sobre a gestação e “Ecografia Ecológica”

foto 5
Divulgação

O Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Público de Balneário Camboriú (Funservir) disponibilizará, pela primeira vez, um curso para orientação sobre a gestação e “Ecografia Ecológica” às usuárias gestantes do plano de saúde. O trabalho, que está previsto para iniciar ao final de mês de setembro, proporcionará às futuras mamães ilustrar no ventre a posição exata que se encontra o bebê, além de orientá-las de como proceder nessa fase tão importante que é o fim da gestação.

A iniciativa surgiu por meio do trabalho de auditoria dos prontuários dos partos das servidoras municipais, realizado pela enfermeira obstetra, Priscila Pimentel Costa. A enfermeira é funcionária da Secretaria de Saúde e já realiza esse trabalho com grupos de gestantes que fazem o pré-natal pelo SUS, no Posto de Saúde Central. A profissional, que acompanha a auditoria dos partos na maternidade conveniada ao Funservir, percebeu a necessidade de incentivar as gestantes a optarem pelo parto normal e diminuir o número de cesárias que é uma das propostas do Ministério da Saúde em todo o Brasil. “A forma mais natural de nascer é o parto normal. Então queremos trabalhar isso com as gestantes que têm essa possibilidade, desde que não traga riscos à saúde dela e a do bebê”, explica a profissional que também faz parte do Programa Federal Rede Cegonha, aderido desde 2014 no Hospital Ruth Cardoso. No local o número de partos naturais já é maior que os de cesáreas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Outro objetivo dessa ação é oferecer conhecimentos necessários para o empoderamento da mulher nesse período. Fazer com elas saibam como funciona todo o processo da gestação e do parto, e cheguem mais tranquilas e conscientes no hospital, para que tudo ocorra da melhor forma. Já a pintura no abdômen é um momento único que será feita a partir da 32ª semana de gravidez, onde a barriga já está maior. O trabalho artístico será fotografado, sendo uma recordação que a mulher terá para o resto da vida.

O grupo vai ser formado de acordo com o interesse das gestantes que desejarem participar. Os encontros serão a cada dois meses nas dependências do Funservir, mas poderá ser alterado de acordo com a demanda. A servidora e usuária do plano de saúde que se interessar em participar do curso, deverá ligar no 3367-4403 e deixar nome completo, telefone de contato e idade gestacional para a formação do grupo.

A sede do Funservir está localizada na Rua 902, nº 566 – Centro.

Click CamboriúNotíciasFunservir disponibilizará curso de gestante para servidoras municipais de BC
PUBLICIDADE

Últimas notícias