• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Avantis apresenta proposta à prefeitura para realização de convênio para pesquisa de áreas de risco

Pesquisa cruzará dados de relevos e de ocupação de área urbanizadas, informações sobre áreas ocupadas irregularmente e de preservação ambiental, cursos de rios, incidência de chuva, além de dados socioeconômicos

avantis e prefeitura
Divulgação

Representantes da Avantis, da Defesa Civil do município, da Secretaria Municipal de Segurança e da Fiscalização reuniram na tarde desta sexta-feira (14), com o prefeito Fabrício Oliveira, a pedido do vereador Omar Tomalih para apresentar a proposta de um convênio com a prefeitura para desenvolvimento de uma pesquisa de prevenção e adequação das áreas de enchentes e inundações de Balneário Camboriú.

De acordo com o vereador Omar Tomalih, a ideia é estar prevenido para situações em caso de enxurradas como a que aconteceu em maio desse ano, quando moradores do Bairro da Barra tiveram suas casas alagadas e foram instalados em abrigos temporários. “Se tivermos estudos e indicadores que possam ajudar na prevenção desses tipos de problemas a prefeitura terá melhores condições de traçar um plano de ação quando ocorrer chuva forte”, defende o vereador Omar.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O responsável pela proposta da Avantis, professor de hidrologia e topografia, Cristian Reinelli, explicou ao prefeito que a pesquisa cruzará dados de relevos do terreno, dados de ocupação de área urbanizadas, informações sobre áreas ocupadas irregularmente, áreas de preservação ambiental, cursos de rios, incidência de chuva e dados socioeconômicos. “É um trabalho bem semelhante ao que foi desenvolvido nos municípios de Itajaí e Blumenau para gestão de área de risco e envolve diversas secretarias”, salientou Cristian. Para a Avantis o convênio possibilitará o engajamento dos alunos no trabalho e o avanço nas linhas de pesquisa e extensão, trabalho em que a faculdade quer focar a partir desse semestre.

O prefeito, Fabrício Oliveira, sinalizou positivamente à proposta e nos próximos dias a Avantis estará visitando os setores da prefeitura que serão envolvidos na pesquisa para dar sequência na elaboração do convênio.

Click CamboriúNotíciasAvantis apresenta proposta à prefeitura para realização de convênio para pesquisa de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias