- PUBLICIDADE -

157 anos de Itajaí será comemorado na Beira-rio

Além do aniversário da cidade, quinta-feira, 15, é feriado de Corpus Christi

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Desenvolva as suas habilidades e competências de Liderança

Programas de MBA e Masters da Tear Escola de Negócios englobam participantes com ou sem graduação e é semipresencial com duração de 12 meses

157 anos de Itajaí será comemorado na Beira rio
Divulgação

Os 157 anos de emancipação político-administrativa de Itajaí será comemorado nesta quinta-feira, 15, na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-rio. Para o dia de festa, o entorno da praça Genésio Miranda Lins será fechado para a passagem de veículos das 7h às 19h. Além da distribuição do bolo de aniversário, as comemorações incluem show musical e atividades para crianças durante a tarde. Pela manhã, quase 300 alunos participam da 15ª Regata de Remo Clássico da Associação Náutica de Itajaí (ANI).

Logo no início da manhã, 288 crianças entram na água para a tradicional competição na baía Afonso Wippel, às margens da Beira-rio. Serão seis baterias formadas por seis embarcações com oito atletas cada. Os participantes são alunos da rede municipal de ensino e treinam desde março deste ano. O cerimonial de abertura está marcado para as 8h desta quinta-feira e na sequência será dada a largada à competição. A estimativa é que a prova geral seja concluída dentro de duas horas.

A previsão de tempo firme e ensolarado é um convite para as famílias celebrarem o aniversário do município na Beira-rio. Para garantir a diversão, a Coordenadoria de Trânsito (Codetran) bloqueará o tráfego de veículo na quadra entre a BR Foods e a Churrascaria Schneider. A rua Jorge Tzachel ficará mão dupla e os condutores poderão retornar para a Beira-rio pela rua Júlio Coutinho.

A partir das 7h, este trecho da avenida ficará para uso exclusivo das pessoas sem veículos motorizados. Às 15h, crianças poderão participar das atividades desenvolvidas pela Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude (Secaj). No “Espaço da Criança”, serão desenvolvidas ações socioeducativas como pintura no rosto, brincadeiras de roda e dobraduras. O atendimento será até as 17h.

O programa Arte nos Bairros também integra as festividades dos 157 anos. A partir das 15h, a banda Plano Cruzado e Ricardo Pauletti Trio comandam o som no palco montado na avenida. É claro que, como todo aniversário, o bolo não pode faltar. Serão distribuídas 3,5 mil fatias gratuitamente para população. O corte simbólico está marcado para as 17h.

Corpus Christi
Dia 15 de junho é o dia do aniversário de 157 anos do Município de Itajaí e nesta mesma data para os católicos também é celebrado Corpus Christi. A festa cristã mais reconhecida da cidade é da Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. A solene celebração terá inicio às 15h na igreja e será presidida pelo bispo auxiliar emérito da Arquidiocese de Florianópolis Dom Vito Schlickmann

Antes mesmo do fim da missa, os fiéis saem às ruas para procissão com o Santíssimo Sacramento. Eles seguem o colorido dos tradicionais tapetes feitos de pó de serra e pintados em diversas cores dando formas a imagens religiosas ao redor da Praça Governador Irineu Bornhausen.

A data ganha maior significado ao lembrar o padroeiro da conhecida “matriz de todos nós”, primeira paróquia do município que deu origem às outras comunidades católicas, justamente nos 157 anos de Itajaí. A festa tem o nome latino de Corpus Christi, significado de “corpo de Cristo” e leva o símbolo que representa para os católicos a presença de Jesus na Igreja.

Após o término da procissão e da missa, ao retornar para a Igreja Matriz, a paróquia promove um café colonial para a comunidade. Os cartões são vendidos na secretaria paroquial por R$ 30.

Ponto facultativo

Conforme o Decreto nº 10.878, dia 16 de junho, sexta-feira após o feriado Corpus Christi e o aniversário do município, é ponto facultativo em Itajaí. Os serviços públicos considerados essenciais terão atendimento garantido por meio de escalas de serviço ou plantão.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Dia das Mães: Maislaser vai presentear 100 pessoas com 10 sessões de depilação a laser

Ganham as 100 primeiras pessoas que ligarem para (47) 3011-0611 ou 3011-0211, ou entrarem em contato pelo WhatsApp 047 99273-2191
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.