Click Camboriú Notícias Prefeitura de Balneário Camboriú se reúne com transportadores de resíduos da construção...

Prefeitura de Balneário Camboriú se reúne com transportadores de resíduos da construção civil

Reunião aconteceu para tratar do cumprimento da Lei nº 223/2003 que trata das caçambas, acondicionamento e demais exigências

Divulgação
reunião planejamento divulgação 1
Divulgação

A Prefeitura de Balneário Camboriú se reuniu com proprietários de empresas de transporte de resíduos da construção civil que operam na cidade para tratar do cumprimento da Lei nº 223/2003 que trata das caçambas, acondicionamento e demais exigências. O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 25, na Secretaria de Planejamento.

Neste primeiro encontro, nosso foco principal foi orientar essas empresas sobre a permanência das caçambas de coleta nas principais vias da cidade nos feriados e fins de semana, o que geram muitas reclamações dos munícipes. Como somos uma cidade turística e a procura por vagas de estacionamento, principalmente na região central, é grande, precisamos que eles cumpram o que a lei determina” contou o secretário de Planejamento, Edson Kratz.

No encontro, estiveram presentes representantes das Secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Segurança. Além do ordenamento e posicionamento correto das caçambas de entulho, iniciou a discussão de outros dois temas importantes. O Município sugeriu que essas empresas se unissem na criação de uma associação ou cooperativa, o que possibilitaria a abertura de linhas de créditos governamentais e, no futuro, a construção de uma usina de reciclagem da construção civil, ampliando a atuação dessas empresas e atendendo uma necessidade da cidade e região. Outro tema tratado foi o despejo desses materiais em áreas não adequadas, inclusive de invasões.

Todos tem responsabilidade nesse processo do descarte de resíduos da construção civil, desde o gerador, o transportador e o receptor. O Município, por sua vez, além de fiscalizar precisa orientar para que todas as etapas sejam cumpridas de forma correta. Iniciamos uma conversa nesse sentido, e outros encontros deverão ser programados para darmos continuidade a este trabalho”, disse o secretário.

Com relação ao estacionamento irregular das caçambas, os próximos dias serão de fiscalização orientativa. “Caso o descumprimento da lei permaneça após nossa orientação, iremos notificar essas empresas” finalizou o diretor de Fiscalização de Obras, Planejamento e Posturas, Laurindo Ramos.

Sair da versão mobile