• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Draga Chinesa ‘Xin Hai Niu’ opera em Itajaí

A Draga chinesa chegou a Itajaí no dia 24 de abril e iniciou seus trabalhos na mesma semana

draga
Divulgação

Na próxima segunda-feira, 08 de maio, o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, juntamente com o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº Marcelo Werner Salles, estarão recepcionando no Píer Turístico Guilherme Asseburg, centro de Itajaí, autoridades políticas, membros de entidades de classe da região e do Estado de Santa Catarina, representantes do complexo portuário e imprensa, para um coquetel e visitação a Draga Chinesa Xin Hai Niu a partir de 10 horas da manhã.

A Draga fará uma pausa de quatro horas e ficará atracada no píer para atender os convidados. O objetivo do encontro é levar a conhecimento da sociedade os serviços que estão sendo realizados da dragagem de manutenção do canal de acesso aquaviário do Complexo Portuário de Itajaí. A Draga chinesa chegou a Itajaí no dia 24 de abril e iniciou seus trabalhos na mesma semana, na quinta-feira, dia 27 de abril. Esse intervalo de três dias sem operação foi preciso devido ao processo de nacionalização e autorização da Secretaria Nacional de Portos para iniciar suas operações de dragagem.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nessa semana estiveram visitando a sede da Superintendência do Porto de Itajaí, de forma institucional, os responsáveis pela empresa da Draga chinesa, presidente da China Communications Construction Company Limited – CCCC Shangai Dredging Co. Ltda, Senhor Yu Weiwei e seu representante local da empresa, Senhor Shen Huanhuan, da SDC do Brasil Serviços Marítimos Ltda. A empresa da Draga foi contratada pela DTA ENGENHARIA, ao qual é a empresa contratada mediante contrato firmado com o Governo Federal (União) e vencedora do processo licitatório para os trabalhos operacionais do restabelecimento da cota de 14 metros de profundidade. O encontro contou ainda com as presenças do Engenheiro Pedro Gabriel Villaça, da DTA ENGENHARIA e do superintendente do Porto de Itajaí e do Diretor Técnico, Eng. Marcelo Werner Salles e André Pimentel, respectivamente.

O encontro foi essencial para fazer análises diante do projeto de dragagem que está sendo executado e assim reiterar a solicitação de prazos previstos em contrato para que sejam atendidos de acordo com a agilidade dos serviços do equipamento, “Nós temos dialogado com diversas empresas de dragagem para que nós possamos efetivamente ter uma clareza em relação aos procedimentos futuros. Neste momento, com essa intervenção que o Governo Federal está fazendo através da Secretaria Nacional dos Portos (antiga SEP), ela irá restabelecer as profundidades. Nessa sequência, nós mantemos um contrato com a empresa Triunfo e que também já está finalizando o seu prazo legal e da concorrência que lhe permitiu. Então é uma necessidade de antecipar um planejamento para que possamos assegurar a continuidade da navegação ao nosso Porto. Tivemos para a nossa surpresa, a visita dos senhores Yu Weiwei e Shen Huanhuan, respectivos profissionais que já estão atuando no Brasil e América do Sul num todo, apresentando atualmente diversos equipamentos em operação e que pretendem se estabelecer cada vez mais aqui em nosso país”, destacou o superintendente Marcelo Werner Salles.

Os recursos para a dragagem foram aprovados e liberados na ordem de R$ 38.811.334,37 pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil cujo compromisso firmado em janeiro pelo Ministro Maurício Quintella, em visita ao Porto de Itajaí.

Os trabalhos de dragagem emergencial para o Complexo Portuário de Itajaí tornaram-se uma prioridade devido as fortes chuvas registradas nos meses de setembro e outubro de 2015, ocasionando um assoreamento extraordinário naquele ano que comprometeu as atividades portuárias.

Com a dragagem em andamento, cerca de 4 milhões de metros cúbicos de sedimentos serão retirados nos canais externo e interno. A estimativa é que os serviços de dragagem sejam concluídos no prazo de até 120 dias.

Características da Draga Xin Hai Nui:

Bandeira: China [CN]
AIS Tipo de navio: Dredger
Tonelagem Bruta: 11701
Porte bruto: 11940 t
Comprimento de fora a fora (LOA) x Largura extrema: 134.4m × 25,3m
Ano de construção: 2009
Estado: Ativo
Capacidade de Cisterna: 10.000m3
Potência Instalada: 18800kW

Click CamboriúNotíciasDraga Chinesa 'Xin Hai Niu' opera em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias