• O portal de notícias de Balneário Camboriú

CAPS II realiza atividades da Semana Nacional da Luta Antimanicomial

A luta Antimanicomial visa conscientizar sobre os direitos das pessoas com sofrimento mental, e combater a ideia de isolamento desses indivíduos

Semana Antimanicomial 16 05 17 Foto Celso Peixoto 1
Divulgação

Começou nesta segunda-feira, 15, a Semana Nacional da Luta Antimanicomial, que visa conscientizar sobre os direitos das pessoas com sofrimento mental, combater a ideia de isolamento desses indivíduos e acabar com os preconceitos que cercam a doença mental. Nesta terça-feira, 16, durante a manhã, aconteceu a apresentação teatral no Centro Comunitário Vila Real e abertura da exposição “CAPS é Arte” dos trabalhos manuais produzidos pelos usuários, no CAPS II. A visitação foi aberta ao público. Já pela tarde, os pacientes do CAPS II, participaram do Projeto Oficina.

De acordo com a coordenadora do CAPS II, Lisete Borba, durante essa semana, várias atividades estão sendo realizadas com os pacientes. “Estamos realizando teatro; roda de conversas com psicólogos, onde os pacientes podem fazer perguntas; roda de capoeira e café da manhã com a vizinhança para que o público externo também interaja e compreenda sobre o assunto”, comentou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Conforme Lisete, o CAPS é o dispositivo maior da reforma psiquiátrica e ajuda na cidadania, na ressocialização do doente mental na sociedade e no empoderamento dos pacientes. “Atualmente atendemos diariamente de 45 a 50 pacientes dentro dos serviços que o CAPS oferece como atendimentos médicos, psiquiátricos e oficinas terapêuticas”.

Programação

A programação da Semana Nacional da Luta Antimanicomial segue até a sexta-feira, 19. Na quarta-feira, 17, será realizada a Roda de Conversa “Saúde Mental um direito de todos”, das 8h30 às 10h, na UBS Vila Real, para os servidores e usuários do bairro.

Já na quinta-feira (18), no CAPS II, das 8h30 às 10h o Ateliê Aberto “Práticas do Cotidiano” terá Oficina Terapêutica de Argila; às 14h, terá exibição do Filme “Nise o Coração da Loucura”, aberto ao público, e às 16h30 terá “Café com a vizinhança”. O encerramento na sexta-feira será com o “Dia da Beleza”, das 7h30 às 13h, no CAPS II.

Click CamboriúNotíciasCAPS II realiza atividades da Semana Nacional da Luta Antimanicomial
PUBLICIDADE

Últimas notícias