• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Ginástica integra idosos e crianças em Balneário Camboriú

A aula especial de ginástica reuniu idosos entre 60 e 70 anos e crianças de 4 e 5 anos

Ginástica para Idosos e Crianças 10 04 17 Foto Ricardo Oliveira 64 Copy
Ricardo Oliveira / Divulgação

A semana começou com uma dose de amor incondicional, envolvendo idosos e crianças, em Balneário Camboriú. O projeto Maturidade Saudável da Fundação Municipal de Esportes, se juntou ao NEI Recanto dos Passarinhos, para uma aula especial de ginástica, que reuniu idosos entre 60 e 70 anos e crianças de 4 e 5 anos.

A ação foi criada pela professora Marialba Machado, com o intuito de unir a experiência e a inocência em uma única atividade. “Temos que melhorar o vínculo da criança com o idoso, para que quando cresçam eles respeitem o próximo. Nada melhor do que o lúdico e a brincadeira para criar essa relação de respeito”, disse ela.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A presença das 40 crianças foi surpresa para os 25 idosos que sempre participam da ginástica. A ação foi na manhã desta segunda-feira, 10, no Centro Comunitário do Bairro das Nações. A música infantil dava o tom, que fazia os idosos dançarem animados, uma ciranda com os pequeninos do NEI Recanto dos Passarinhos. As crianças chegaram ressabiadas, uma do lado da outra, desconfiadas de seus novos amigos. A professora Marialba, dividiu os alunos, com os integrantes da Terceira Idade em duplas ou trios, para as interações. Após cada um perguntar o nome para seus netinhos emprestados, uma energia contagiante se espalhou pelo ar. As brincadeiras começaram com coreografias animadas, onde todos treinavam suas articulações e passavam pela clássica brincadeira do coelho sai da toca, onde todos corriam trocando de lugar.

Sobre o aspecto educacional, a supervisora do NEI Recanto dos Passarinhos, Daniela César da Silva, fotografava empolgada, a alegria dos pequenos e dos idosos. “Os de 70, precisam ter cinco anos de idade e os de cinco, precisam ter respeito por uma pessoa de 70. Isso é uma troca de experiência necessária para o mundo, o compartilhar das idades”. De acordo com ela, a criança ajuda a mostrar ao idoso que ele ainda tem energia pra gastar.

O lema final da aula foi o contato com a diversidade e o respeito pela diferença. No ano passado os idosos foram até o Núcleo Infantil e neste ano o Núcleo veio visitar os idosos. “É importante essas mudanças de espaço, fazem bem para todos”, disse Daniela. A professora Marialba, afirma que mais interações dessas serão feitas em outros Núcleos Infantis, com datas a definir.

Click CamboriúNotíciasGinástica integra idosos e crianças em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias