• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Camboriú encerra comemorações de aniversário com mais de 10 mil pessoas na Praça das Figueiras

Eventos do final de semana contaram com exposição de veículos antigos e especiais, serviços à comunidade, food trucks e venda de produtos da agricultura local

unnamed 9
Divulgação

Mais de 10 mil pessoas passaram pela Praça das Figueiras, no centro de Camboriú, durante o final de semana dos dias 8 e 9, segundo a organização dos eventos que – concentrados na Praça – encerraram a programação de
aniversário da cidade. Da exposição de veículos antigos e especiais, como o maior triciclo do Brasil, à venda do lambari frito, produzido localmente, a festa contou com uma série de atrações voltadas para as famílias, atraindo público de todas as idades. Toda a estrutura foi montada com o apoio da comunidade e empresariado local.

Segundo Sandro Rocha, responsável pelo Turismo na cidade e um dos idealizadores da festa no fim de semana, o objetivo – além de proporcionar lazer e integração para a comunidade – era divulgar para dentro e fora de Camboriú o potencial da cidade de se transformar em um polo de turismo rural e de aventura. Proporcionar o sentimento familiar foi outro objetivo da Prefeitura de Camboriú com a realização dos eventos que iniciaram no dia 1º de abril e se encerraram no dia 9. “Queríamos uma programação que agregasse toda a comunidade: crianças, adultos, idosos e até mesmo animais de estimação”, explica o prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A família Frigo esteve presente em comitiva na Praça das Figueiras durante o final de semana: mãe, pai, filhos e amigos. Compraram souvenirs, comeram nos food trucks e elogiaram a festa. Guilherme Frigo, de 12 anos e aluno do 7º ano do ensino fundamental ganhou uma miniatura de Corvette, adquirida numa das tendas expositoras do evento – além de dirigir um quadriciclo na pista montada ao lado da praça da Igreja. “Foi bem legal. O que mais gostei foram os carros e no ano que vem pode ter mais carros!”, pediu.

Jackson Castelão Carvalho, comerciante camboriuense, também passeou com a família no sábado e no domingo. “O que mais gostei foi que a festa fez interagir vários segmentos. Teve os carros antigos, adoção de cachorros, treme terra, trilheiros. Foi uma boa atração para o final de semana com a família”, falou.

Maurício Marques, do Clube do Opala em Balneário Camboriú, também esteve presente com seu carro e familiares. “Adorei, foi muito legal e bastante família. A Praça é maravilhosa! Participo de encontros de veículos especiais no Brasil inteiro e percebi que falta pouco para Camboriú se equivaler aos de mais alto nível”, afirmou.

A programação contou com vários serviços à comunidade no sábado, como esclarecimentos sobre saúde, realização de exames rápidos e recolhimento de materiais para reciclagem. Cerca de 80 documentos de identidade foram emitidos e 150kg de alimentos arrecadados, que serão encaminhados a famílias camboriuenses por meio da Secretaria de desenvolvimento e Assistência Social. Segundo a Polícia Militar, nenhuma ocorrência foi registrada durante os eventos do final de semana.

Todas as secretarias municipais estiveram envolvidas de alguma maneira com a realização das festas. No final do domingo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fidêncio, agradeceu a todos que contribuíram com o sucesso do evento. “Queria agradecer às equipes das secretarias e ao Sandro pelo trabalho empenhado. Também a todos apoiaram a ideia, principalmente a comunidade, que prestigiou a nossa programação”.

Visibilidade aos produtores locais

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fidêncio, considerou o evento como um grande sucesso. “Os produtores locais puderam expor seus produtos na Praça das Figueiras e acredito que isso foi uma alavanca propulsora para o desenvolvimento de várias atividades econômicas no município”, avalia.

Uma dessas atividades é a produção do lambari para comercialização e venda em restaurantes, bares e petiscarias. É de Camboriú o primeiro produtor a conseguir desenvolver o peixe em laboratório para esse fim. Também é de Camboriú a primeira máquina de evisceração do lambari já criada. Elano Spessato produzia peixes ornamentais no interior da cidade. Ao lado do sócio Ricardo Manjor, e com o apoio técnico da Epagri, desenvolveram o produto inovador e inédito.

“O lambari tem um apelo cultural muito forte. Muitos adultos e idosos de Camboriú se lembram de tê-lo comido na infância, mas as pessoas pegavam no lambari no rio. Nunca foi um negócio. A Epagri tem orgulho de dizer que a primeira empresa a reproduzir o lambari em cativeiro para consumo humano é camboriuense”, declara Oderlei Marcio Anshau, técnico da Epagri.

Foi um ano de pesquisa até chegar no tamanho comercial do lambari, que é vendido empanado e pronto para ser frito. Depois disso, a Epagri entrou com a parceria para criar a máquina de evisceração. Toda a tecnologia foi desenvolvida no município”, destaca Anshau. O lambari empanado e frito foi um dos grandes sucessos de venda do evento do final de semana, servido em porções generosas com rodelas de limão.

A tenda dos produtores locais também contou com venda de linguiça artesanal, hortaliças, pães, geléias, doces, queijos, banana chips, plantas ornamentais e adubo. Produtos da agricultura familiar e com qualidade, como explica o produtor e médico veterinário Alessandro da Silva Campos: “Estamos preocupados em mostrar nosso trabalho porque temos produtos de muita qualidade. O produtor de Camboriú é altamente profissionalizado. Mas a exposição aqui na cidade é salutar para a gente. Camboriú é nossa casa. Queremos fazer a economia circular aqui”, argumenta Alessandro. A expectativa dos produtores, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sindicato dos Trabalhadores Rurais é de que haja duas vezes por semana – uma vez no Centro, outra no Distrito de Monte Alegre -, feira para comércio da produção local.

Sobre a parceria com Prefeitura, Epagri, Sindicato e demais entidades que atuam para o desenvolvimento dessa matriz econômica, Alessandro é enfático ao afirmar: “Quem tem visão profissional do campo vê em Camboriú propriedades altamente produtivas que podem ser exploradas comercialmente. Todos nós aqui hoje provamos: a gente consegue se manter no campo”. Segundo ele, a exposição nas festividades de aniversário foram um primeiro passo sólido, que mostra que o produtor local tem um futuro promissor à frente. “A receptividade, o contato e o abraço da população foram muito importantes. Encontramos amigos, nos sentimos uma família”, encerra.

Click CamboriúNotíciasCamboriú encerra comemorações de aniversário com mais de 10 mil pessoas na...
PUBLICIDADE

Últimas notícias