• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereadores questionam Águas de Camboriú sobre reclamações de moradores

Vereadores discutiram sobre a falta de água, troca de hidrômetros e aumento nas faturas

Vereadores questionam Águas de Camboriú
Divulgação

Os vereadores de Camboriú participaram, na tarde desta quarta-feira (08), de uma reunião com representantes da concessionária Águas de Camboriú, empresa responsável pelo abastecimento da cidade. O encontro foi realizado após diversas reclamações por parte dos moradores, em relação principalmente a troca de hidrômetros, aumento no valor das faturas e falta de água.

O vereador José Simas, o Zeca Simas, que mora no bairro Santa Regina, levantou a questão sobre a falta de água. De acordo com ele, a pressão é baixa e sua vizinhança fica sem água todos os dias. Os vereadores John Lenon, Inalda do Carmo e a presidente Márcia Regina Freitag moram no mesmo bairro e confirmaram o problema.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Outro ponto debatido durante a reunião foi a troca de hidrômetros. Conforme os vereadores, muitos moradores reclamam do alto valor da fatura após a troca do aparelho. Já o diretor-presidente da empresa, Ricardo Miranda, defendeu que a troca é necessária porque após cinco anos de uso, o instrumento fica defasado e não mede corretamente a quantidade de água consumida.

“A troca é importante até para que o morador saiba o quanto realmente está consumindo em sua casa. Quanto à falta de água, o que vai garantir o abastecimento pleno de Camboriú é a auto-suficiência no abastecimento. Quando toda a água for captada e tratada na própria cidade”, explicou ele. O diretor ainda completa dizendo que a solução definitiva são investimentos em estrutura.

A vereadora Inalda afirmou que a empresa tem boa vontade, mas falta flexibilidade. “Não concordo com a troca de hidrômetros, até porque o medidor fica rodando o tempo todo, nunca para. Um casal que mora numa casa e paga R$600 reais de água, isso não pode ser normal”, completou.

Durante a tarde, o vereador Elcana Medeiros, o Caninha, reclamou sobre a cobrança feita para os moradores que precisam mudar o hidrômetro de lugar – conforme o regulamento da agência reguladora, o aparelho precisa estar em lugar visível ou então na calçada. Ricardo defendeu que esta é uma exigência do órgão regulador e a concessionária tem que seguir o regulamento.

“O que sugiro é fazer uma reunião também com a agência, assim podemos fazer estas propostas diretamente para eles”, falou. Alguns moradores receberam uma notificação, solicitando que o hidrômetro fosse trocado de lugar. Quem passou do prazo e não fez a mudança, levou uma multa. De acordo com Ricardo, todas as multas serão canceladas até que a reunião e o acordo com a agência reguladora sejam realizados.

Também participaram da reunião os vereadores Fabiano Olegário, Josué Pereira, Adriano Gervásio, John Lenon Teodoro, Márcio Pereira e Márcio Roberto Muller, o Betinho do Carvão.

Possíveis soluções

Os vereadores e a empresa fizeram algumas propostas que podem ajudar a resolver os problemas, pelo menos por enquanto. O diretor Ricardo convidou os vereadores a formarem uma comissão e, juntos, selecionarem regiões de Camboriú para fazer fiscalizações. “Podemos resolver estas dúvidas sobre aumento de faturas e troca de hidrômetros. Agendamos as visitas e vamos até o local verificar o que está acontecendo”, propôs ele. A ideia foi aceita pelos vereadores, que irão montar um grupo de fiscalização.

Já os vereadores pediram mais flexibilidade por parte da empresa. Foi solicitado que a concessionária faça o parcelamento ou facilite o pagamento de multas e faturas muito altas. A empresa concordou com a sugestão e explicou que, em casos de vazamento, o morador pode ter desconto na fatura.

“Se o morador teve vazamento dentro de casa e comprovar que foi concertado, e por isso a sua fatura veio muito além do que de costume, ele recebe desconto de até 70% sobre o valor excedido”, explicou Gabriel Fasola, gestor da unidade de Camboriú.

Sobre a falta de água nos bairros, o vereador Fabiano comentou que em algumas regiões, onde o problema nunca havia ocorrido antes, agora o desabastecimento é constante. Em resposta, Ricardo explicou que um reservatório está sendo construído no município e, até a metade do ano, deve ser concluído. De acordo com ele, hoje Camboriú tem capacidade para reservar até um milhão de litros de água. Após a inauguração do reservatório, a capacidade de reservação chegará a cinco milhões.

Click CamboriúNotíciasVereadores questionam Águas de Camboriú sobre reclamações de moradores
PUBLICIDADE

Últimas notícias