- PUBLICIDADE -

Univali sedia Encontro Nacional de Usuários e Amigos de Cães-guia

Evento é aberto ao público e deve reunir cerca de 40 animais, no Campus Balneário Camboriú, dia 27

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan oferta atendimento psicológico a profissionais da ONG Viva Bicho

A ação é realizada pelos acadêmicos dos anos finais do curso de Psicologia e visa o bem-estar das pessoas que trabalham diariamente com os animais

Thor e Felipe (Angelo Borba)
Thor e Felipe (Angelo Borba)

As mudanças, alegrias e desafios gerados pela convivência com os amigos de quatro patas serão compartilhadas por deficientes e famílias socializadoras, no 1º Encontro Nacional de Usuários e Amigos de Cães-guia. O evento será no dia 27 de agosto (sábado), a partir das 9h, no Campus Balneário Camboriú da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Além da integração, o encontro tem como objetivo sensibilizar as pessoas e provocar discussões para transversalidade das políticas públicas.

De acordo com Felipe Cristiano da Silva, acadêmico do curso de Relações Internacionais da Univali, usuário de cão-guia e um dos organizadores do encontro, a proposta é que o evento se torne anual, cada ano em uma região do Brasil. “O evento nasceu a partir da iniciativa de um grupo de usuários de cães-guia. Nossa expectativa é de reunir cerca de 40 cachorros” afirma. Ele alerta que não será permitida a participação de animais de estimação, já que os cães-guia possuem treinamento diferenciado, mas ressalta que é fundamental que a sociedade civil participe.

Uma mesa redonda sobre a importância do trabalho e qualidade do treinamento de cães-guia abrirá a programação de atividades do encontro, às 9h.  Entre os confirmados para participar das discussões estão: Carlos Eduardo Rebelo, treinador e instrutor de cães-guia do Instituto Federal Catarinense (IFC – Campus Camboriú); George Thoaz Herrison, treinador, instrutor e fundador do Instituto Cão-Guia Brasil; Fabiano Pereira, treinador da Escola de Cães-Guia Helen Keller, com mediação de Felipe Cristiano e de Mardem Reifison, autor do canal Fotógrafo de Cães.

À tarde, a partir das 14h, haverá um debate sobre a experiência coletiva de usuários de cães-guia, mediado pela jornalista Natália Alcântara. Após, Walter Amaro Baldi, professor do curso de Direito da Univali, ministrará uma palestra sobre a conscientização da sociedade em relação à lei 11.126, que garante o acesso de cão-guia a espaços públicos e privados de uso coletivo.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site .

Alunos da Univali são usuários de cães-guia

Os cães guia Cedar e Thor acompanham os deficientes visuais Gabriel Ximenez, aluno do curso de Psicologia da Univali (Campus Itajaí), e Felipe Cristiano, estudante de Relações Internacionais (Campus Balneário Camboriú), respectivamente, na trajetória acadêmica.

Há quase dois anos Thor guia os passos de Felipe. O jovem conta que a vida ganhou um novo sentido com a chegara do cachorro. “ Na época, eu estava sem perspectiva. Não tinha nem acabado o Ensino Médio. Agora, ele me acompanha em tudo. Estou fazendo faculdade e me sinto mais motivado a viver e enfrentar os desafios”, declara Felipe Cristiano.

“Ele que me acorda todos os dias para vir para a faculdade. A nossa relação é indescritível. Não se trata apenas de acesso, o Cedar trabalha a minha autoconfiança. Meu convívio social é muito mais qualificado com ele”, comenta Ximenez.

Balneário Camboriú abriga uma das mais antigas escolas de formação de cães-guia do Brasil, a Escola de Cães-Guia Helen Keller. Além disso, o Instituto Federal Catarinense de Camboriú abriga o projeto piloto do Governo Federal do Programa Viver Sem Limites, primeiro centro da América Latina de formação de treinadores e instrutores de cães-guia.


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Clínica de odontologia da UniAvan oferece atendimento para cirurgias dentárias

Os procedimentos gratuitos serão direcionados a cirurgias de extração de dentes, remoção de freio, raiz quebrada, tratamento de lesões na boca, dentre outros
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.