Click Camboriú Notícias Câmara de Vereadores de BC sedia audiência sobre bicicletas compartilhadas

Câmara de Vereadores de BC sedia audiência sobre bicicletas compartilhadas

Sistema contará, inicialmente, com 300 bicicletas, distribuídas em 30 estações

divulgação
divulgação
divulgação

A Secretaria de Compras do Município apresentou, na noite desta quinta-feira (02), o sistema de bicicletas compartilhadas a ser implantado na cidade, em audiência pública realizada no Legislativo de Balneário Camboriú.

O secretário de Compras, Mário Sérgio Teixeira, conduziu a audiência, que contou com a presença do vereador Roberto Souza Junior (PMDB), do secretário de administração da Câmara de Vereadores, Fabrício Sorgatto Kuyven – representante do Legislativo na comissão técnica para implantação do sistema de bicicletas públicas compartilhadas, que tem também integrantes da Polícia Militar, das secretarias de Segurança Pública e de Planejamento e da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú – e de cidadãos interessados no tema.

O sistema contará, inicialmente, com 300 bicicletas, distribuídas em 30 estações. O usuário terá que fazer um cadastro junto à empresa que vai operar o sistema para poder retirar uma bicicleta em alguma das estações e utilizá-la gratuitamente pelo período de uma hora (duas horas aos domingos e feriados), após o que deverá devolvê-la em uma estação. Respeitado um intervalo de 15 minutos, o mesmo usuário poderá retirar uma bicicleta por um novo período gratuito. Para períodos superiores a 60 minutos (sem o intervalo), será cobrada uma taxa por hora de uso.

O edital para implantação, operação e manutenção do sistema está aberto, e as propostas enviadas devem ser abertas no dia 1º de julho. De acordo com Mário Sérgio Teixeira, a previsão é de que a empresa vencedora implante as primeiras 15 estações dentro de 60 dias após a assinatura do contrato com a prefeitura; mais 15 após outros 35 dias, e, caso haja mais de 30 estações propostas pela empresa, um conjunto de estações a cada 20 dias a partir de então, até a implantação do total acertado. O prazo de concessão será de um ano, podendo ser renovado por mais 48 meses, perfazendo um total de cinco anos de operação. O sistema, segundo o secretário, não terá custo nenhum para o Município, e a empresa operadora poderá explorar espaços publicitários nas estações e nas próprias bicicletas.

O sistema de bicicletas públicas compartilhadas de Balneário Camboriú está previsto na Lei 3866/2015, que passou por discussão e foi aprovada pela Câmara de Vereadores, e sancionada pelo prefeito em dezembro do ano passado.

Sair da versão mobile