- PUBLICIDADE -

Iniciada a limpeza do Rio das Ostras

As ações têm o intuito de amenizar eventuais prejuízos provocados por enxurradas e cheias

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Desenvolva as suas habilidades e competências de Liderança

Programas de MBA e Masters da Tear Escola de Negócios englobam participantes com ou sem graduação e é semipresencial com duração de 12 meses

Arthur Miranda / PMBC
Arthur Miranda / PMBC

Foi iniciada na manhã desta quarta-feira (27) a limpeza do Rio das Ostras. As ações, parceria entre Defesa Civil, Subprefeitura e secretarias do Meio Ambiente e Obras, têm o intuito de amenizar eventuais prejuízos provocados por enxurradas e cheias, como ocorrido no dia 13 deste mês.

As equipes de limpeza trabalham com o auxílio de máquinas retroescavadeiras, caminhões e embarcações. De acordo com o diretor da Defesa Civil, João Passos, esta primeira etapa tem previsão de ser finalizada em 15 dias. “Estamos desobstruindo o curso do rio recolhendo o lixo, entulho e resto de construções da beira do rio. Se o tempo ajudar, concluiremos esta etapa dentro de suas semanas. Por orientação do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, estamos trabalhando de forma rápida e ouvindo a comunidade”, afirma Passos.

O diretor da Defesa Civil enfatiza que o apoio da comunidade é fundamental durante as ações. “Estamos recebendo apoio dos cidadãos, principalmente moradores das proximidades. Atitudes corretas como não jogar lixo, móveis e outros dejetos na beira do rio evitam que o mesmo transborde novamente. Além disso precisamos que a comunidade se envolva, fiscalizando atos indevidos para que sejam autuados”, salienta Passos. A Defesa Civil, em parceria com o Controle de Degradação Ambiental e Ocupação Irregular (CUIDA), ainda está interditando uma casa construída sob a margem do rio.

A Secretaria do Meio Ambiente (Semam), representada pelo secretário Rodrigo Torres, se faz presente para garantir que a vegetação nativa seja preservada durante as etapas de limpeza. “Nada será modificado, apenas recolhido os restos de vegetação, como grama e galhos”, ressalta Torres. Ele ainda afirma que um estudo de impacto ambiental será desenvolvido.

As ações estão discutidas em reuniões entre Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente, Procuradoria Municipal, comunidade e Promotoria de Justiça do Meio Ambiente. Outras diretrizes, como o desassoreamento do rio e a limpeza e desobstrução de todos os cursos de água do município estão sendo analisadas e definidas.

Texto: Pedro Henrique Homrich


COMENTE ABAIXO ⬇

Receba as notícias do Click Camboriú pelo Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Dia das Mães: Maislaser vai presentear 100 pessoas com 10 sessões de depilação a laser

Ganham as 100 primeiras pessoas que ligarem para (47) 3011-0611 ou 3011-0211, ou entrarem em contato pelo WhatsApp 047 99273-2191
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.