• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Projeto prevê declaração de Balneário Camboriú e Rio de Janeiro como cidades irmãs

Parlamentares salientam que Balneário Camboriú possui características parecidas com o Rio de Janeiro

Cristo Luz, monumento de Balneário Camboriú, e Cristo Redentor, monumento do Rio de Janeiro.
Cristo Luz, monumento de Balneário Camboriú, e Cristo Redentor, monumento do Rio de Janeiro.

O Projeto de Lei 0008/2016, protocolado pelos vereadores da bancada do Partido Progressista (PP), André Meirinho e Leonardo Piruka, dispõe sobre a declaração da cidade de Balneário Camboriú e a cidade do Rio de Janeiro como cidades irmãs, com objetivo de firmar acordo de geminação. Os vereadores destacam que estudo para sugerir a aproximação de Balneário Camboriú e o Rio de Janeiro está baseado na existência de semelhanças e particularidades entre as cidades, que compartilham a mesma vocação turística.

A legislação da capital fluminense reconhece oficialmente 46 cidades no mundo como cidades-irmãs do Rio de Janeiro, sendo duas delas no Brasil: a cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul e a cidade de Parelhas, no Rio Grande do Norte. O Poder Executivo do Rio de Janeiro também tem autorização para firmar acordo de geminação com outros 26 municípios localizados na Europa, Ásia, África e nas Américas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em sua justificativa os parlamentares salientam que Balneário Camboriú possui características parecidas com o Rio de Janeiro como: a praia central da cidade é similar com a praia de Copacabana; ambos os municípios possuem avenidas relevantes com o nome de Atlântica e Brasil; o teleférico no Morro da Aguada/Parque Unipraias com o teleférico do Pão de Açúcar; o Cristo Luz com o Cristo Redentor, e ainda de também se destacar pela movimentação turística em eventos como o réveillon, onde a praia central de Balneário Camboriú recebe mais de 1 milhão de visitantes e a praia de Copacabana mais de 2 milhões de turistas.

Outra questão apontada é a de que a cidade do Rio de Janeiro, principal destino turístico do país, receberá este ano os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Para os vereadores é uma oportunidade única de estabelecer a parceria, pois além do perfil similar de ambas o acordo pode promover a divulgação da Capital Catarinense do Turismo e da própria região metropolitana da Foz do Rio Itajaí, por estar no Guia de locais de treinamento pré-jogos Rio 2016.

O vereador André Meirinho ressalta que “o objetivo das parcerias de cidades irmãs é contribuir para a evolução das políticas públicas nas áreas: econômica, social, ambiental, cultural, esportiva, e diversas outras. O que possibilita ainda abrir as portas para trocas de experiências, boas práticas, atuação em redes de políticas públicas, cooperação técnica e financeira como captação de recursos, promoção econômica, transferência de tecnologia, projeção da marca da cidade, projeção do turismo, entre outros”.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasProjeto prevê declaração de Balneário Camboriú e Rio de Janeiro como cidades...
PUBLICIDADE

Últimas notícias