Click Camboriú Notícias Projeto prevê alteração no nome da Praça Almirante Tamandaré

Projeto prevê alteração no nome da Praça Almirante Tamandaré

Objetivo é substituir nome de militar, por político assassinado durante a ditadura.

TAMANDARE

Um Projeto de Lei protocolado na semana passada pelos vereadores Nilson Probst (PMDB), Marcelo Achutti (PP) e Jone Antonio Moi (DEM), vem causando polêmica nas redes sociais.

Os parlamentares estão propondo a alteração da denominação da atual praça Almirante Tamandaré, para praça prefeito Higino João Pio. O objetivo da mudança, segundo Nilson Probst, é homenagear o primeiro prefeito eleito da cidade, que até então tinha sua morte apresentada como suicídio. “Nós estamos reparando um erro cometido lá atrás, na Ditadura Militar, quando assassinaram Higino Pio e divulgaram que ele havia se suicidado”, disse.

Em junho do ano passado, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) e a Comissão Estadual da Verdade de Santa Catarina, confirmaram que Higino Pio foi assassinado por militares e não cometeu o suicídio. O crime aconteceu em março de 1969, enquanto o político estava sob a custódia da Marinha, na Escola de Aprendizes Marinheiros, em Florianópolis. Fotos e um laudo assinado por peritos comprovaram o homicídio, mudando a versão inicial.

Higino João Pio foi assassinado em 1969, durante o regime militar.

Pio foi eleito prefeito em 1965, após o desmembramento da cidade de Camboriú. Em 1969, ele e outros funcionários da prefeitura foram presos e levados à Escola de Aprendizes de Marinheiros de Florianópolis, onde permaneceram incomunicáveis. No dia 3 de março do mesmo ano, a família foi informada sobre o suicídio.

Durante a Audiência Pública, familiares do político afirmaram não ter interesse em indenizações, mas sim o reconhecimento dos órgãos públicos dentro do próprio município, como uma nova denominação para a praça, que é ponto de comemorações cívicas e democráticas.

Almirante Tamandaré

Filho de um capitão de milícias, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, é o Patrono da Marinha do Brasil. Toda sua vida foi dedicada à repressão e ao combate em guerras. Participou de todas as lutas do império, entre elas as “Guerras de Independência”, “A Confederação do Equador”, “A Guerra contra Oribe e Rosas” e a “Guerra do Paraguai”. Em Salvador, na Bahia, lutou na “Sabinada”, combateu a “Revolução Farroupilha”, no Rio Grande do Sul, e a “Balaiada”, no Maranhão. Recebeu o título de Almirante, o mais alto posto da Marinha.

“Respeito a opinião de todos, inclusive daqueles que de forma desrespeitosa fazem xingamentos pessoais. Almirante Tamandaré teve sua importância na história do país, mas não podemos deixar de homenagear Higino Pio, que tanto fez pela nossa cidade, como a implantação do abastecimento de água, implantação do muro de arrimo que permitiu a construção da Avenida Atlântica em toda sua totalidade, organizou as ruas e bairros, arborizou e iluminou a Avenida Atlântica, pavimentou a Avenida Brasil e Avenida do Estado, entre tantas outras obras. Aquela praça é lugar onde ele deve ser lembrado”, concluiu Nilson Probst.

O PL também altera a denominação da atual praça Higino João Pio, localizada na Avenida Alvim Bauer para praça prefeito Gilberto Américo Meirinho, que foi prefeito da cidade entre os anos de 1973 a 1977.

Sair da versão mobile