Click Camboriú Notícias Vereadores querem saber se há excesso de contratações de estagiários pela Secretaria...

Vereadores querem saber se há excesso de contratações de estagiários pela Secretaria de Educação de Camboriú

Tema foi apresentado esta semana e requerimento pedindo explicações será protocolado

Concurso público para efetivação de profissionais. Processo seletivo para contratação de professores e monitores. Os dois procedimentos foram realizados pela Secretaria de Educação de Camboriú. Mas profissionais da área dizem que os chamamentos não foram suficientes para preencher todas as vagas e que a Secretaria está contratando muitos estagiários. “Inclusive, alguns deles estão assumindo turmas”, declarou uma profissional que procurou os vereadores Jane Stefenn (PSDB), Ângelo César Gervásio (PMDB) e Josué Pereira (PP).

Na semana passada, a vereadora Jane já havia recebido uma denúncia de que uma aluna com deficiência ficou dias sem ir à escola por falta de monitor. Depois, ao invés de um monitor de inclusão, a informação que a mãe recebeu é que o trabalho seria realizado por um estagiário. Ainda de acordo com as profissionais que falaram com os vereadores, nenhum monitor de inclusão do processo seletivo foi chamado.

As profissionais chamam a atenção para a diferença salarial. Enquanto um professor recebe R$ 1.950, o pagamento do estagiário é de R$ 780. Na sessão de terça-feira, dia 10, o vereador Ângelo abordou a questão. “Precisamos verificar se o número de estagiários está de acordo com a lei. Este trabalho de estudantes tem que ser supervisionado, eles não devem assumir turmas”, disse ele. Para Ângelo, o excesso na contratação de estagiários é perigoso, porque facilita a indicação direta, chamada por ele de “política de favorecimento”. Para as profissionais, este tipo de procedimento desestimula o avanço na carreira.

A vereadora Jane procurou a Secretaria de Educação para saber mais sobre a denúncia que recebeu. A informação repassada a ela é de que é preciso enviar para a Câmara um projeto para aumentar o número de vagas e então poder chamar mais concursados. Segundo o funcionário que a atendeu, a secretária de Educação, Fátima Gervásio, pediu ao setor jurídico agilidade nesta questão.

Os três vereadores vão apresentar requerimento para verificar o número de contratações da Secretaria, envolvendo novos efetivos, contratados em caráter temporário e estagiários. “A denúncia que recebemos é grave e precisamos verificar o que exatamente está ocorrendo”, conclui Jane.

Sair da versão mobile