• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Estudo aponta que mulheres devem fazer mamografia antes de sentir qualquer sintoma na mama

Pesquisa foi feita por duas acadêmicas do curso de Medicina, da Univali de Itajaí

Um estudo realizado por duas acadêmicas do curso de Medicina, da Univali de Itajaí, aponta que mulheres devem fazer mamografia antes de sentir qualquer sintoma na mama.

Os resultados surpreenderam os pesquisadores, e o que mais chamou a atenção foi que 85% dos casos analisados em pacientes que fizeram o check-up de rotina anual, sem apresentar qualquer sintoma da doença (dor ou caroço), tiveram diagnósticos precoces. Ou seja, quando isso acontece, na maioria das vezes a chance de cura é maior. E mais: aproximadamente uma a cada 5 mulheres, com idade entre 40 e 49 anos tiveram o diagnóstico do câncer de mama por mamografia. Já entre o público com 50 e 69 anos, o índice é de uma a cada quatro pacientes, que tiveram o resultado positivo através do exame de mamografia.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os dados usados no estudo são de pacientes do Vale do Itajaí, atendidas no ambulatório de mastologia da Universidade do Vale do Itajaí. A análise foi feita com a revisão de atendimentos de cerca de 600 pacientes que tiveram câncer de mama na região, de um total de 1300 atendidas no setor. De acordo com o estudo, 291 mulheres (48,90%) mulheres se encontravam entre 50 e 69 anos, 198 (33,27%) tinham entre 40 e 49 anos, 56 (9,41%) mulheres abaixo dos 40 anos, e, 50 (8,40%) mulheres tinham 70 anos ou mais.

A intenção do estudo foi identificar a forma que as mulheres usaram para diagnosticar a doença. “Esses dados tabulados nos dão um foco de trabalho mais forte para atuarmos na prevenção do câncer de mama na região. Além disso, enfatizar a importância da realização de mamografia, mesmo sem ter sintomas”, afirmou o médico oncologista e professor orientador da pesquisa, Giuliano Santos Borges.

De acordo com o médico, as acadêmicas também receberam a aprovação para a realização dessa pesquisa para tentar apontar a idade mais certa para fazer o exame. “Esse estudo apontou que em torno de 18% dos casos são de mulheres que tem entre 40 e 49 anos, e tiveram o resultado confirmado através da mamografia de screening. Com isso, a minha sugestão seria para que as mulheres fizessem este exame aos 40 anos”, pontuou.

A idade sobre a realização da mamografia ainda é bastante discutida. De acordo com informações do portal do Ministério da Saúde, atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de forma gratuita o exame para todas as mulheres, mas tem como público prioritário pacientes com idade entre 50 a 69, conforme consta na Portaria nº 1.253/ 2013. O assunto ainda gera polêmica, já que a portaria contraria a Lei 11.664/08, que traz no artigo 2º, inciso III, a seguinte descrição: “realização de exame mamográfico a todas as mulheres a partir dos 40 (quarenta) anos de idade”.

No último dia 24, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 1442/14, da deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que suspende parcialmente a Portaria do Ministério da Saúde. Agora, o assunto deve ser votado pelo Senado.

Click CamboriúNotíciasEstudo aponta que mulheres devem fazer mamografia antes de sentir qualquer sintoma...
PUBLICIDADE

Últimas notícias